Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), mais uma vez os juiz-foranos atenderam ao chamado da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e compareceram em grande número às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ao Centro de Vigilância em Saúde no quinto sábado do “Imuniza JF”. Ao todo, 4.072 vacinas foram aplicadas. Idosos, adultos e crianças tiveram a oportunidade de participar das campanhas ativas e puderam ainda ficar em dia com o cartão vacinal.
As campanhas de vacinação contra a Covid-19 e Influenza continuam sendo realizadas diariamente, de segunda à sexta-feira, nas UBS’s, Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA) e Serviço de Saúde do Idoso. As vacinas de rotina, além de serem aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde, também são oferecidas para as crianças e adolescentes no DSMGCA.
Imuniza JF
O projeto “Imuniza JF” tem como objetivo oportunizar o acesso da população aos serviços de vacinação disponíveis, através do restabelecimento do vínculo e da confiança no Programa Nacional de Imunização e nas práticas e serviços de vacinação. São mutirões de imunização de rotina, Covid-19, Influenza e campanhas diversas em sábados pontuais, garantindo assim a oportunidade da vacinação a todos no município. Nas cinco edições do projeto foram aplicados, ao todo, mais de 72 mil imunizantes diversos.
20 anos do Programa Saúde da Família na UBS Santa Cecília
Juntamente com o Imuniza JF, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília comemorou os 20 anos do Programa Saúde da Família (PSF) na unidade. Além da aplicação das vacinas, foram realizadas orientações odontológicas e de primeiros socorros, atualização do Bolsa Família e do CadÚnico, entre outras atrações.
Segundo o supervisor da UBS Santa Cecília, Gilson Mateus Soares, “até 2003 a Unidade era tradicional e contava com poucos servidores para atender a comunidade. Com o PSF, ampliou a territorialização, abrangendo Mundo Novo, São Mateus e Santa Cecília, e o número de funcionários e servidores, aumentando o leque de serviços como a visita domiciliar, por exemplo, que antes não era feita”.