Guarda Municipal de Juiz de Fora é multiplicadora na implantação de sistema de registros do MJSP

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na tarde desta quarta-feira, 23, a Guarda Municipal de Juiz de Fora recebeu a visita dos comandos das Guardas Municipais de Barbacena e Ubá. As duas corporações trouxeram profissionais para conhecer o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp-CAD) em funcionamento na Guarda de Juiz de Fora. O objetivo desse primeiro contato foi a apresentação das possibilidades oferecidas pela plataforma, disponibilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para a gestão de despachos e ocorrências em segurança.

Em setembro de 2022, a Guarda Municipal de Juiz de Fora migrou seus registros para o Sinesp-CAD. Além de ser totalmente gratuito, evitando gastos com a contratação do serviço, o sistema mostrou ganhos significativos na reorganização de fluxos, na profissionalização das atividades da Guarda, na  qualificação dos processos de registros, na gestão de atendimento e despachos de ocorrências e na visualização do trabalho realizado diariamente pelo órgão no município.

A secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Delgado, presente ao encontro, relatou a mudança operada pela adoção do sistema. “Antes, a gente enfrentava dificuldade em conseguir uma informação sobre a atuação da Guarda. Hoje, a gente não somente consegue essa informação rapidamente, como a gente visualiza pelo painel do Sinesp as equipes empenhadas, onde elas estão, em tempo real, além de relatórios com dados estratégicos. Isso nos dá muito mais garantias tanto para a gestão operacional, quanto para o gestor da pasta da segurança”, afirmou.

Detalhes sobre o uso da ferramenta foram apresentados pelo supervisor de Gestão Operacional da Guarda Municipal, Daniel Andrade, responsável pela implantação do sistema em Juiz de Fora. O processo é realizado de modo remoto, sob coordenação da equipe do CAD em Brasília. A experiência, bem sucedida, fez com que a Guarda fosse autorizada a ser multiplicadora do projeto para outras Guardas Municipais que se interessem pelo dispositivo.

Os comandantes das Guardas de Ubá e Barbacena confirmaram a elevação do nível de profissionalismo conferido pela tecnologia às atividades da Guarda Municipal. “É um peso de modernidade que o sistema federal traz pra nós, traz segurança pra nossa atuação, traz números. E considerar Juiz de Fora nossa parceira em questões de adesão, fortalece a região”, acrescentou o comandante da Guarda Municipal de Ubá, Daniel Filipe de Andrade. “É uma ótima ferramenta, que vai agregar muito e vai ser de fundamental importância na modernização da nossa atividade”, endossou o comandante da Guarda de Barbacena, Luiz Cláudio Domith.

O Sinesp-CAD é uma solução tecnológica ofertada pelo MJSP, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), aos órgãos componentes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), instituído pela Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018. O próprio sistema é um instrumento de efetivação do SUSP, que promove o desenvolvimento de tecnologias para a integração e a interoperacionalidade de informações em segurança pública.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.