PJF inicia edição 2023 do Programa de Preparação para Aposentadoria de servidores

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foi iniciada nesta terça-feira, 1, no Museu Ferroviário, mais uma edição do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPAP). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), é voltada para servidores do Município aposentados recentemente ou que estão em processo de aposentadoria. O objetivo é propiciar ao servidor um espaço de reflexão para o planejamento de sua aposentadoria. No primeiro dia é realizada a chamada “sensibilização”, com a apresentação do programa e as inscrições dos interessados.

 

“Acredito que valoriza o servidor e essa etapa da vida. As pessoas têm uma ideia de produtividade e improdutividade, então eu acho que isso dá uma outra imagem para essa fase da vida que é aquela fora do trabalho. Estou numa expectativa muito positiva”, avaliou a servidora da secretaria de Educação, Silvia Benigno. Para o servidor da Secretaria de Saúde, José Maria Soares, “o programa é importante por permitir ao servidor ter uma vida mais produtiva no final das suas atividades junto à Prefeitura”.

 

A previsão é que sejam realizados encontros quinzenais durante o segundo semestre do ano, liderados pela equipe do Departamento de Ambiência Organizacional (Damor), da Subsecretaria de Pessoas da SRH. “É o início de mais uma edição do PPAP e as experiências nos últimos anos têm sido muito positivas, pois permite ao servidor se descobrir e também aos outros. São casos de servidores que se descobriram poetas, outros que conheceram os equipamentos culturais da cidade. É um programa consolidado e nossa expectativa é por mais uma série de encontros que leve o servidor e a servidora a reflexões e segurança nessa fase da vida”, destacou o secretário de Recursos Humanos, Rogério de Freitas.

 

O diretor presidente da Juiz de Fora Previdência (JF Prev), Diogo Fernandes, reforçou o momento especial que é a aposentadoria. “É um momento muito especial, mas que vem repleto de desafios e também de incertezas. Então, o PPAP entra justamente para isso, reduzir esses riscos de incerteza e preparar os servidores e servidoras para esse novo capítulo da vida”, finalizou.

 

A previsão é que sejam realizados oito encontros presenciais até novembro, com temáticas como a cultura previdenciária, educação financeira, empreendedorismo, aspectos sociais e antropológicos do envelhecimento, saúde e qualidade de vida no envelhecimento, atividade física, cultura e lazer.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.