Considerações sobre a fé – parte 04

Chegamos à quarta indagação sobre a fé, já debatemos o “como”, o “por que” e o “para que”, agora trataremos sobre o “quem”: em quem depositar a fé?

As Escrituras nos apresentam três ideias a esse respeito. A primeira é que a fé deve ser depositada no Pai, Deus:

“Abrão creu em Deus, o Senhor, e por isso o Senhor o aceitou” (Gênesis 15: 6).

“Respondeu Jesus: ‘Tenham fé em Deus’” (Marcos 11: 22).

“Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida” (João 5: 24).

A segunda é de que a fé é no Filho, Jesus Cristo:

“Eles responderam: ‘Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa’” (Atos dos Apóstolos 16: 31).

“Quem crê no Filho tem a vida eterna” (João 3: 36a).

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3: 16).

Existe ainda uma terceira que diz que devemos crer na Palavra de Deus, o Evangelho:

“E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho” (Marcos 1: 15).

Na verdade, não há contradição nenhuma entre as três afirmações, primeiro porque o próprio Jesus diz para crer em ambos, no Pai e no Filho:

“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim” (João 14: 1).

Segundo porque Jesus é a encarnação da Palavra de Deus, o Evangelho:

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1: 14).

Cristo é a Palavra de Deus. Ele é a expressão conclusiva da revelação da vontade do Pai, consequentemente a fé completa abarca cada palavra que provém do Senhor, o que é rigorosamente o mesmo que crer em cada passagem que faz referência a Jesus de Nazaré, ao que ele disse e realizou.

Portanto, Deus, Jesus e a Palavra são uma unidade indissociável:

“Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra” (João 14: 10).

Logo, a fé é em Deus por meio de Jesus Cristo:

“mas também para nós, a quem Deus creditará justiça, para nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor” (Romanos 4: 24).

“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo” (Romanos 10: 9).

E a fé no Pai se realiza na obediência às palavras do Filho:

“Ele respondeu: ‘Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem’” (Lucas 11: 28).

“Jesus respondeu, e disse-lhe: ‘Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada’” (João 14: 23).




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.