Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), segundo balanço apresentado pela Guarda Municipal na última semana, a corporação realizou 104 ações de prestação de socorro entre janeiro e junho de 2023. Apoio a intercorrências de saúde como queda e mal súbito compõem a maior parte dos registros, com 71 atendimentos; acidentes sem vítima somaram 18 ocorrências e acidente com vítima; 15. São situações em que a população recorre ao agente presente na via pública ou em que as equipes se depararam com algum incidente. No último sábado, 15, a Guarda prestou ajuda e deu encaminhamento em três casos em pontos diferentes da cidade.
A função principal da Guarda é a proteção municipal preventiva, conforme estabelece a Lei 13022/14 (Estatuto Geral das Guardas Municipais). De acordo com a norma estão entre os princípios mínimos das corporações de segurança municipais a preservação da vida, a redução do sofrimento e a diminuição das perdas. O documento ainda estabelece que deve ser garantido atendimento de ocorrências emergenciais ou ser prestado direta e imediatamente quando se deparar com estas.
A prestação de socorro é consequência da presença de equipes da Guarda Municipal em atividades de rondas de proteção e prevenção nas vias da cidade. Ao circular pelas principais áreas de movimentação de pessoas, as equipes acabam flagrando tais ocorrências. Nestes casos, a corporação procura intervir de forma humanizada, oferecendo apoio e fazendo o encaminhamento, conforme necessidade, para a rede de saúde do município.
A disciplina de Socorrismo faz parte da grade curricular do curso de formação da Guarda Municipal e, frequentemente, o processo de atualização dos guardas contempla conteúdos da área. Em 2022, a Guarda Municipal participou do curso de “Primeiros Socorros em Atividade Policial”, promovido pela Polícia Federal. Este curso reforçou a importância de procedimentos logo nos primeiros minutos a fim de salvar vidas. A capacitação permanente é um dos eixos do Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania de Juiz de Fora.