Considerações sobre a fé – parte 02

Semana passada iniciamos uma série de reflexões sobre a fé, abordando-a através de algumas perguntas básicas. Já conversamos sobre “o que é a fé”, hoje vamos dialogar um pouco sobre outra indagação bastante comum: por que ter fé?

A resposta bíblica é bastante incisiva: Porque é através dela que conseguimos estabelecer uma relação com Deus.

Preste atenção na seguinte  passagem:

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11: 6).

Neste mundo nos habituamos a confiar apenas naquilo que podemos tangibilizar. Se eu não vejo, não confio!

Porém, o Altíssimo é intangível, ainda que real.

Para que possamos nos aproximar, precisamos acreditar sem ver, sem tocar, sem ter confirmações naturais… Além disso, temos de lidar com as milhares de especulações que a arrogância intelectual humana interpõe ao ato de crer no Deus criador.

Portanto, a relação com o Pai nos desafia a caminhar de olhos vendados.

No início, pode parecer absurdo e até arriscado, mas quando você se permite uma experiência verdadeira com Ele, não tarda para que sua percepção mude e Ele se apresente a você tão real, tão concreto quanto o chão em que você está pisando neste momento.

A fé é exatamente este mecanismo, “o saber sem ver”, mas que te proporciona evoluir, pois na medida em que você sabe mais, o que estava oculto se revela com nitidez.

A fé é a única forma de relacionar-se com Deus em diferentes etapas do seu conhecimento. Através da fé você fala com Ele e você também o escuta, você pede e Ele te atende. Pois faz parte da fé que também você saiba com convicção que ele é galardoador (veja a parte final do versículo acima), ou seja, de que Deus presenteia aqueles que se relacionam com Ele através da fé.

Retomando a indagação: por que? Porque a fé é comunhão com Deus!




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.