Em seis meses, Programa Boniteza realiza mais de 32 mil serviços de zeladoria

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Programa Boniteza da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou nesta quinta-feira, 6, o balanço das ações de zeladoria realizadas entre os meses de janeiro e junho de 2023. Neste período, foram 32.232 serviços realizados.

O serviço de manutenção de iluminação pública foi o mais executado pelo Programa Boniteza, totalizando em 13.957 ações. Foram 436 bairros atendidos e 3.142 ruas estão mais iluminadas. Só nos últimos meses, foram substituídas mais de 2.300 lâmpadas convencionais por luminárias LED. A ação faz parte do programa Brilha JF, que já levou iluminação de qualidade para mais de 20 mil postes das ruas do município.

Em seis meses, foram mais de 17 mil toneladas de massa asfáltica aplicadas. São mais de mil ruas atendidas com a operação tapa-buraco e mais de 12 quilômetros de extensão de via receberam pavimentação ou recapeamento asfáltico em 12 quilômetros de extensão de via. Entre ruas, avenidas, pontes e travessas, 36 pontos agora contam com caminhos ainda melhores.

Com relação às áreas verdes, foram efetuados mais de 5.415 atendimentos de revitalização de parques e jardins em Juiz de Fora. Nos últimos meses, foram atendidos 814 pontos com o serviço de poda de grama, entre praças, canteiros e campos de futebol. Além disso, seis praças foram reformadas, entre elas a praça Teotônio Vilela, no Vitorino Braga; a praça do bairro Fábrica; praça do bairro Jardim Esperança; praça do bairro Vila Bejani; praça Doutor João Felício, no Vitorino Braga; e o largo Rosa Cabinda, no Vitorino Braga.

Também foram realizadas 2.500 podas de árvores que apresentavam riscos, de acordo com laudo emitido por engenheiros ambientais. Já o Horto Florestal da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav) realizou o plantio de quase 300 árvores, como parte do projeto “Cultivar o Futuro”. E, para deixar a cidade ainda mais bonita, foram plantadas cerca de 35 mil mudas de plantas ornamentais em diversos pontos da cidade.

Na varrição e na capina, mais de 600 mil metros de vias públicas foram atendidas. Só nos escadões, canteiros, UBS’s, becos e rotatórias, foram mais de 167 mil metros quadrados atendidos. Nos últimos seis meses, quase 60 mil metros de margens dos córregos e rios receberam o serviço de limpeza. Em junho, foi instalada a primeira ecobarreira da cidade, no Rio Paraibuna próximo à Ponte da Rua Halfeld. O objetivo é facilitar a manutenção e recolhimento de resíduos maiores, além de despertar a reflexão sobre o acúmulo de lixo descartado de forma irregular no rio.

No primeiro semestre, foram instaladas quase 900 lixeiras novas no município.

O projeto Lixo Zero também foi destaque neste período: Juiz de Fora tornou-se a primeira cidade de Minas Gerais, com nível habitacional acima de 200 mil, a atender 90% da população com o serviço de coleta seletiva. Os horários e locais da coleta seletiva podem ser conferidos no Portal Demlurb. Já a Coleta Seletiva na Praça da Estação, realizada toda quinta-feira com apoio das associações de catadores de materiais recicláveis, recolheu mais de 1.300 quilos desde maio.

Além disso, entre os serviços realizados estão patrolamento e lançamento de materiais em regiões rurais; desobstrução e construções de redes de drenagem; correção de erosões; reformas e restaurações de muros, calçadas e escadões; implantação de sinalização horizontal e vertical; serviços de manutenção relacionados a água e esgoto; além de reforma e limpeza de bocas de lobo. Em todo o município, 360 toneladas de lixo foram retiradas dos bueiros – serviço que ficou mais eficiente com a aquisição do caminhão hidrojato. O equipamento dobrou o rendimento do serviço, contribuindo para reduzir os locais de alagamentos e facilitar o escoamento de águas pluviais.

Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário

Sob coordenação da Secretaria de Governo (SG), as ações de zeladoria do Programa Boniteza são desenvolvidas de forma integrada entre Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb); Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav); Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); Secretaria de Obras (SO); e Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur).

O Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário (GADC) é o canal de contato para pedidos de zeladoria, por meio do número 3690-7241 (via ligação ou mensagem no WhatsApp). Todos os pedidos enviados por cidadãos, lideranças comunitárias e vereadores são organizados em um sistema e o andamento da solicitação pode ser acompanhado em tempo real por outros setores da PJF.




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