Prefeita e reitor da UFJF recepcionam comitiva empresarial no Jardim Botânico

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, e o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus David, recepcionaram um grupo de empresários, capitaneados pela Associação Comercial (ACJF), no Jardim Botânico na manhã desta quinta-feira, 6. O local, gerido pela UFJF, é um dos grandes atrativos turísticos da cidade e já recebeu mais de 200 mil visitantes desde que foi aberto em 2019. Somente neste ano, passaram pelo local 35 mil pessoas e mais de cem escolas levaram alunos ao espaço.

Margarida agradeceu a presença da comitiva e elogiou a ação da Associação Comercial em promover para além das fronteiras da cidade o nome de Juiz de Fora como polo de atração turística de Minas e da região. Esta foi a segunda ação da ACJF neste sentido. No mês passado, também com a presença da prefeita, houve a visitação do Museu Mariano Procópio que possui um dos maiores acervos brasileiros do período imperial, colonial e também da Inconfidência Mineira.

O presidente da AC, Aloísio Vasconcelos, destacou que o objetivo destas ações é “divulgar e vender a imagem de Juiz de Fora” através da rede de informações das associações comerciais do estado e também no plano federal. Marcus David, que recepcionou a comitiva no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), antes do embarque para o Jardim Botânico, ressaltou a importância do museu. O diretor do Mamm, Aloísio Castro, afirmou que o museu tem hoje registro junto ao Instituto Brasileiro de Museus, que o credencia a receber acervos importantes. “Contamos hoje com um dos maiores acervos biográficos e documentais de Minas e do Brasil”, disse ele.

Segundo o reitor Marcus David, o Jardim Botânico tem uma grande importância em pesquisa e extensão para a UFJF. “O Jardim Botânico tem grande relevância não só para a cidade, mas também para a região e o país”, ressaltou. O biólogo da UFJF e diretor do Jardim Botânico, Breno Mattos, explicou que hoje boa parte da fauna da região migrou para o local por causa do crescimento urbano e do aumento das construções. Além de ter se tornado abrigo para muitos animais, o Jardim Botânico tem uma flora exuberante, com mais de 500 espécies nativas da Mata Atlântica.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.