Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o tempo médio necessário para a abertura de novas empresas em Juiz de Fora é menor do que em Minas Gerais e no Brasil. Em 2023, o processo é realizado, em média, em 19 horas. Já no estado, o prazo é de um dia e quatro horas. No Brasil, de um dia e oito horas.
Já a análise locacional, que verifica a viabilidade da instalação das novas empresas leva, em média, três horas. Prazo também menor do que no estado, que é de 17 horas; e no Brasil, de 13 horas. Na cidade, todos os processos são realizados pela Sala do Empreendedor. Os dados foram divulgados pelo Mapa de Empresas, do Governo Federal, cuja fonte é a Base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Segundo o Mapa, de janeiro a maio foram abertas 1.181 empresas no município, sendo 1.152 matrizes e 29 filiais. O coordenador da Sala, João Paulo Xavier Pires, explica que a Prefeitura tem trabalhado para agilizar os procedimentos de análise e conclusão da abertura de novos empreendimentos. “Em maio, triplicamos o número de atendimentos na Sala, que chegou a mais de três mil, incluindo presenciais, online e por telefone”, ressalta.
Reconhecimento
No último mês, a Sala do Empreendedor de Juiz de Fora recebeu, do Sebrae Minas, o reconhecimento de sua atuação “no sentido de desenvolver o ambiente de negócios local, tendo como premissa essencial o relacionamento com os clientes por meio do Sistema de Atendimento do Sebrae (SAS)”.
“Tanto o desempenho da cidade na abertura de empresas, quanto o reconhecimento do Sebrae do trabalhoda Sala do Empreendedor, revelam como tem sido positivo o esforço da PJF na melhoria do ambiente de negócios em Juiz de Fora. Que tais sinalizações estimulem ainda mais o fortalecimento dos empreendedores locais e sirvam à atração de novos investimentos para Juiz de Fora”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignacio Delgado.
Sala do Empreendedor
Uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora, o Sebrae Minas, e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), a Sala é um local integrado de atendimento, e tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais, e facilitar a abertura de novas empresas, melhorando o ambiente de negócios no município.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, no Paço Municipal, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 2231 – Centro, e pode ser agendado pelo telefone 2104-8550.