Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o próximo domingo, 2 de julho, será de muita diversão na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira), que receberá o projeto Diversão em Cena, com patrocínio do Governo de Minas e da Fundação ArcelorMittal. Das 10h às 12h30, o equipamento cultural, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e localizado na Avenida JK 5.899, Benfica, será palco para oficinas, um Mini Festival de Teatro Lambe-lambe e o espetáculo “Aplausos e Vaias”, protagonizado por Filipe Bregantim (SP), que faz parte do projeto Circulação Cênica. Toda a programação tem entrada franca.
Oficinas
Para as oficinas, não há necessidade de inscrição prévia. Todo o material necessário será fornecido no local
* Formas Animadas – focada na criação de personagens para explorar criativamente o universo do Teatro de Bonecos. A partir do uso de materiais do cotidiano, cada participante vai construir seu próprio boneco e experimentar a manipulação para contar histórias e se divertir.
Com: Grupo Girino, que mantém uma trajetória de pesquisas direcionadas às infâncias e à juventude, reforçando a importância de fomentar trabalhos que valorizam o protagonismo infantil, com consciência estética e conceitual para esse público.
* Bolhoterapia | Confecção de brinquedos de bolha de sabão – A atividade faz parte do movimento pelo livre brincar. Já ocupou praças e parques com as brincadeiras das bolhas de sabão gigantes nas cinco regiões do Brasil e em todos os países da América do Sul. O movimento espalha conhecimento das fórmulas e manuais de faça-você- mesmo, através das oficinas, prezando sempre pela autonomia e desenvolvimento motor, social e intelectual de seu público principal: as crianças.
Com: Raphael Xavier Costa, artista independente, e Gabriela de Lima Mendonça, artesã, arte-educadora e produtora cultural
:: Mini festival de Teatro Lambe-lambe ::
Três espetáculos do Grupo Girino apresentados em pequenas caixas-cenário, que lembram as máquinas dos fotógrafos lambe-lambe. As peças teatrais de curta duração são contadas por meio de manipulação de bonecos e objetos para apenas um espectador por vez.
:: Espetáculo “Aplausos e Vaias” ::
Típico show de rua, que respeita os ritos clássicos: o chamamento, a roda, números de virtuose e uma grande promessa. O palhaço Mendonça – interpretado por Filipe Bregantim, apresenta seus números de caçapa, manipulação de chapéus e magia cômica sem efeitos especiais. Um palhaço “clássico”, atrapalhado e sempre tentando “se dar bem” com o público, e que, ao final, consegue mostrar as habilidades como malabarista, músico e acróbata.