Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Guarda Municipal está reforçando as rondas de proteção preventiva nas áreas de saúde, educação e espaços públicos da cidade. Diariamente, equipes motorizadas, de motopatrulhamento e a pé realizam patrulhamento em instalações do poder público municipal e em áreas como praças da região central. A ação, batizada de Guarda Presente, visa ao monitoramento das condições de segurança de pontos com grande circulação de pessoas como escolas municipais, unidades de saúde e feiras.
Entre os objetivos do emprego da Guarda nestes locais está a manutenção do clima de tranquilidade para que servidores possam exercer suas funções e usuários tenham o direito ao acesso a estes serviços garantidos. Nas escolas, por exemplo, as equipes estabelecem contato com a diretoria, conferem a normalidade do turno e interagem com alunos, no momento de entrada ou saída, ampliando a sensação de segurança para toda a comunidade escolar.
Outro setor atendido é o das unidades básicas de saúde, localizadas na área de abrangência dos territórios cobertos pelo motopatrulhamento. As equipes, que realizam apoio junto às feiras livres nos bairros, incluem em seu roteiro de visita aos serviços de saúde localizados nestas localidades.
Desde o início do ano, uma equipe foi montada para percorrer também as unidades de saúde dos bairros Bandeirantes, Linhares, Marumbi, Monte Castelo, Santa Cecília, Santa Cruz, Santa Luzia, Santo Antônio e Santos Dumont, que passaram a atender em horário estendido no período da noite. A parceria entre as Secretarias de Saúde (SS) e de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) visa à proteção de servidores e de usuários.
Além das feiras realizadas durante toda a semana, a “Guarda Presente” leva seu apoio à Feiras Verde, da Avenida Brasil, e à Feira da Pechincha todos os domingos. Às quartas-feiras, há empenho de equipes inclusive na Feira noturna da Praça da Estação. Atividades que conferem mais liberdade e segurança aos frequentadores e comerciantes.
A função da Guarda Municipal é levar aos territórios atendidos um trabalho de relacionamento comunitário, favorecendo a ampliação da sensação de segurança para servidores públicos em seus postos de trabalho e assegurando tranquilidade para quem acessa esses serviços e se movimenta pela cidade em suas rotinas diárias. De modo a fazer valer uma proposta de segurança preventiva, que garante ao cidadão condições para o livre exercício de ir e vir, bem como todos os seus demais direitos.
A estratégia de atuação está regulamentada pela Portaria 14 da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc). O documento dispõe sobre as políticas de prevenção à violência e fortalecimento da cidadania desenvolvidos pela Secretaria de Segurança, entre elas a operacionalização do patrulhamento preventivo realizado pela Guarda Municipal.
É função constitucional da Guarda Municipal, estabelecida no seu estatuto geral (Lei 13022/2014), a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do poder público municipal, bem como a proteção dos direitos humanos fundamentais.