Representantes da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), estiveram em Itanhandu, no Sul de Minas, na última semana, para acompanhar as etapas de aquisição de equipamentos para ampliação da estrutura de coleta seletiva na região. A cidade foi contemplada com o repasse de R$ 483.744,90 do Estado, que será utilizado na compra de um caminhão-gaiola, uma prensa hidráulica, uma balança digital e um picador de madeira.
No total, o Edital de Chamada Pública Semad 002/2022 irá beneficiar 580 mil habitantes em 23 municípios de Minas, com investimento de R$ 4,2 milhões. Os recursos serão empregados na aquisição de prensas, balanças eletrônicas, esteiras, caminhões e empilhadeiras hidráulicas, utilizados preferencialmente na estruturação de associações ou cooperativas locais de catadores de materiais recicláveis, fomentando a economia circular no estado.
Para o prefeito de Itanhandu, Paulo Henrique Moreira, a aquisição dos equipamentos, por meio de convênio firmado junto à Semad, será essencial para a definitiva estruturação dos serviços de coleta e destinação de resíduos no município. “Agora poderemos implantar a tão sonhada coleta seletiva em nossa cidade, que além de contribuir para o meio ambiente, vai trazer também mais renda e dignidade para os catadores de material reciclável de nossa região”, avalia.
A coleta seletiva é uma ação que garante benefícios para a sociedade nos mais diversos aspectos, como para a economia e também para o meio ambiente. “Os equipamentos serão importantes para o fortalecimento das ações de coleta seletiva nas regiões contempladas, principalmente no município de Itanhandu”, observa o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.
Além de Itanhandu, o Edital Semad 002/2022 contempla os consórcios intermunicipais Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas), Multissetorial do Vale do Piranga (Cimvalpi) e de Saneamento Básico (Consane), incluindo ainda os municípios de Campo Belo e Oliveira.
Para apoiar os municípios mineiros na implantação/ampliação dos serviços de coleta seletiva, a Semad desenvolveu o “Manual de Orientações – Implantação da Coleta Seletiva nos Municípios de Minas Gerais”. O documento apresenta um roteiro básico, em etapas, para o planejamento, implantação e monitoramento da coleta seletiva em âmbito municipal, além de reunir os principais instrumentos normativos que regulamentam a gestão de resíduos sólidos no Brasil.
Fonte: Agência Minas