Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em referência ao Dia Mundial da Pessoa Refugiada, celebrado no dia 20 de junho, teve início nesta segunda-feira, 19, a capacitação presencial sobre a população migrante, refugiada, apátrida e retornada com o objetivo de qualificar e aprimorar o atendimento a essas pessoas, assim como aprofundar o debate sobre a migração internacional. O evento, realizado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Comitê de Elaboração e Acompanhamento do Plano Municipal de Políticas para a População Migrante, a Agência da ONU para refugiados (ACNUR/OIM), a Diretoria Regional de Juiz de Fora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello/UFJF, segue até esta quarta-feira, 21.
Cerca de 160 servidores e gestores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), além de equipes técnicas das cidades atendidas pelas Diretorias Regionais de Juiz de Fora, Muriaé e São João Del Rei da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Governo de Minas Gerais (Sedese) e representantes de mais de 20 cidades participaram do primeiro dia de discussão.
A mesa de abertura do evento foi composta pelo secretário especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, pela assessora da SEDH, Fabiana Rabelo, pela assistente sênior de Campo da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Juliana Tubini, pela coordenadora de projetos da Agência da ONU para as Migrações (OIM), Juliana Rocha, e pelo assessor de assuntos institucionais da Sedese, José Sóter de Figueirôa. O professor Dr. Rodrigo Christofoletti, coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), falou sobre os trabalhos da instituição em prol dos migrantes.
Ainda serão abordados durante a capacitação temas como conceitos e definições da População Migrante, Refugiada, Apátrida e Retornada, marcos Internacionais e Legislação Nacional. Além das palestras das representantes da Acnur e da OIM.