Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, inaugurou na noite desta segunda-feira, 5, as obras de drenagem e pavimentação no bairro Santa Cruz, Zona Norte da cidade. A inauguração faz parte do calendário de comemorações dos 173 anos de Juiz de Fora, divulgada pela PJF.
As obras realizadas no bairro Santa Cruz contemplaram as ruas Miguel Marinho, Altamiro Venâncio, Maria da Conceição Marinho e João Ferreira de Moraes, com serviços de drenagem de águas pluviais, recapeamento asfáltico, sinalização horizontal e instalação de lâmpadas de led. No total, a PJF investiu R$2.192.597,15 nas melhorias destas quatro vias.
De acordo com a prefeita Margarida, a Rua Miguel Marinho precisava de uma nova rede de drenagem há anos, pois sofria com problemas anuais de enchentes e alagamentos na época das chuvas. Muitas das casas foram projetadas há 40 anos, em um mutirão realizado pela então administração municipal e moradores. “Essa é a antiga Rua 13, que fez em mutirão, há 40 anos, a construção de uma rede de água pluvial para a via. Mas não só a rua e a região se expandiram, como também o próprio tempo fez com que esta rede não desse mais conta do recado. Por isso essa obra é fundamental, mesmo sendo uma obra que está debaixo da terra, ela é importante para a vida das pessoas. Obra pública boa é obra que é necessária na vida das pessoas, não apenas aquelas obras que são mais bonitas, mais vistosas. Essas são lindas, mas em nada ajudam a resolver os problemas do dia a dia. Uma grande forma de comemorar os 173 anos de Juiz de Fora é vir aqui em Santa Cruz, inaugurar uma obra que está debaixo da terra, mas que resolverá definitivamente os problemas da vida de quem mora aqui”.
Para o secretário de obras, Lincoln Santos, foi uma intervenção difícil, porém necessária. A SO realizou a construção de 270 metros de rede de drenagem na rua Miguel Marinho, a que mais sofria com os alagamentos. “Tivemos que fazer a construção de novas redes nas ruas, a uma profundidade de quase cinco metros, uma obra complicada, mas extremamente necessária. A rede que existia aqui, passava por debaixo de várias casas e isso era muito perigoso, pois colocava em risco todas essas construções que ficavam em cima da rede. Então, além de resolver a inundação da rua Miguel Marinho, também resolvemos o problema de segurança das casas, que estavam por cima da rede antiga. Muito bom poder estar aqui, entregando o que prometemos, e dando soluções definitivas para um problema histórico”.
Presente na solenidade, o vereador Nilton Militão, ressaltou a importância das intervenções, uma vez que são demandas históricas, pedidos há anos pelos habitantes do bairro. “Toda vez que vinha uma chuva, alagava a casa dessas pessoas. Estou no meu terceiro mandato como vereador, e todos os anos eu pedia ao governo municipal para que tomasse as devidas providências, mas nada foi feito. Nada até agora. É uma obra que não aparece. E quando a obra não aparece, só é conduzida por pessoas com uma sensibilidade extrema. Essa obra é respeito aos moradores da Rua Miguel Marinho. Nossos agradecimentos à prefeita Margarida”.
Os moradores do bairro Santa Cruz também agradeceram e elogiaram o trabalho da prefeita Margarida e as equipes que atuaram nas ruas. A moradora Monique Rocha conta que espera essa obra há um bom tempo, devido aos alagamentos e inundações, que causaram muitos problemas. “Estamos todos os moradores felizes, pois agora isso irá acabar. Já vi e sofri junto com vizinhos e amigos, que perderam muita coisa durante esses anos todos. Dá um alívio saber que isso não vai acontecer mais”, diz Monique.
A cerimônia de solenidade contou com a participação dos secretários das pastas de Governo, Cidinha Louzada; Mobilidade Urbana, Fernando Tadeu David; Recursos Humanos, Rogério José Lopes de Freitas; Segurança, Letícia Paiva Delgado; Educação, Nádia de Oliveira Ribas; Esporte e Lazer, Marcelo Matta; Planejamento e Participação Popular, Martvs das Chagas; e Comunicação, Márcio Guerra; além dos diretores da Empav, Richard Tavares de Souza; e Demlurb, Ana Luisa Afonso Guimarães.