Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), alimentar quem mais precisa, com qualidade e afeto. Essa é a proposta da Cozinha de Quintal, inaugurada nesta segunda-feira, 29, no bairro Benfica. O equipamento faz parte da estratégia de combate à insegurança alimentar e nutricional do município, e atenderá pessoas assistidas por Programas Sociais, todos os dias, das 11h às 14h, com refeições nutricionalmente balanceadas.
“Esse espaço e essa iniciativa é uma resposta a uma determinação programática nossa. Quando assumimos a Prefeitura, em meio à pandemia, uma das tarefas primárias era combater a fome. Estamos fazendo várias ações neste sentido: café da manhã para todos os alunos, alimentação nas férias e recesso estão sendo garantidas desde o ano passado, o projeto final de semana sem fome, e todo o trabalho com a população em situação de rua. E agora, este público vai poder se beneficiar com essa iniciativa”, destacou a prefeita Margarida Salomão, durante a inauguração da Cozinha.
“Um projeto realizado a muitas mãos dentro da administração pública com o objetivo de cuidar das pessoas. De segunda a segunda vamos ofertar uma alimentação balanceada para os atendidos nos Programas Sociais da Assistência e esperamos que com essa e outras ações, consigamos combater a fome em nosso município”, complementou a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabíola Paulino da Silva.
A secretária de Assistência Social, Malu Salim, ressaltou, durante a solenidade de inauguração, a importância deste espaço. “Nossa gestão vem trabalhando para garantir, de forma universal, o acesso à alimentação adequada e de qualidade para todos e todas. Por isso, hoje é um dia de muita alegria aqui na Zona Norte”.
O espaço fica localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, número 6.575, tem capacidade de servir aproximadamente 300 refeições diárias. A gestão da Cozinha fica a cargo da Organização da Sociedade Civil vencedora do Chamamento Público 001/2023, a Associação de Apoio a Crianças e Idosos (AACI), através do Termo de Cooperação firmado com o Executivo. A gerente geral da AACI, Maria Rita Galone da Rosa, ressaltou que “enxergar e agir em favor dessa população representa muitas vezes, a única atenção recebida por eles. Sei que esse zelo da administração da prefeita Margarida é sincero, e por isso a AACI busca desempenhar seu papel e missão, para juntos, mudar a vida de muitas pessoas. Desejamos que cada um nesse novo espaço, receba a alimentação e que junto com ela, possamos dar afeto”.
A inauguração contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Márcio Garotinho, das secretárias de Governo, Cidinha Louzada; de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Aline Junqueira; de Educação, Nádia Ribas; dos secretários Especial de Direito Humanos, Biel Rocha; de Comunicação, Márcio Guerra; e de Planejamento do Território e Participação Popular, Martvs das Chagas.
Além disso, estavam presentes representantes das Associações de Moradores de Benfica, Valadares, Industrial, Nova Era 1, Jóquei Clube I e II, Barbosa Lage, São Judas Tadeu, Nova Benfica, Sociedade São Vicente de Paula, Projeto Café com oração, Associação Nova Aliança, Casa Espírita Maria de Nazareth, Associação Central da Solidariedade, Igreja Batista, Igreja Universal, Igreja Católica Imaculada Conceição, além de outros grupos de voluntários da região norte que ajudam pessoas a se alimentarem.