Apresentação teatral marca início do Projeto Fest’EJA, da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Grupo Caravana de Histórias, composto por professoras e professores da Rede Municipal de Juiz de Fora, apresentará o espetáculo Pedepoesia nesta quarta-feira, 17, às 19h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar, s/n, Centro. A apresentação será direcionada, especialmente, aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O espetáculo marca o início do Fest’EJA, projeto artístico-pedagógico que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com a articulação dos departamentos de Ensino Fundamental (DEF) e de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF).

Para se ambientarem com a proposta e com a Caravana de Histórias, os professores e os estudantes da EJA tiveram acesso ao clipping com a trajetória do Grupo, bem como aos registros fotográficos e ao release do espetáculo.

O supervisor de Projetos de Artes, Cultura e Cidadania da SE, Cristiano Fernandes, explica que o objetivo do projeto é oportunizar aos estudantes da EJA a vivência com as linguagens artísticas a partir do eixo temático deste semestre, “Cidadania e Cultura”, dando maior visibilidade a essa modalidade de ensino. “O projeto ampliará as experiências estéticas e possibilitará a esses estudantes a fruição de um equipamento cultural do município”, afirma.

Essa experiência estética enriquecerá o repertório cultural dos estudantes a fim de que, no segundo semestre, eles possam ser os propositores de apresentações de dança, música, teatro e artes visuais, apresentando-as no 2º Literarte, ação cultural e literária da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora.

A supervisora de Educação de Jovens e Adultos da SE, Joseana Rezende, destaca que a proposta possibilita aos estudantes da EJA o contato com diversas linguagens artísticas, entremeadas pela educação e pela arte, o que possibilita a inclusão dos jovens e adultos no processo de ensino-aprendizagem. “Visamos não só a entrada dos alunos na EJA, mas sua permanência e a diminuição da evasão, garantindo, desta forma, uma educação que sensibiliza estudantes e professores por meio da arte, além de oportunizar uma escola propositiva e atraente”, ressalta.

Pedepoesia

O espetáculo é um “privilégio insetal”, pelo qual se busca o caminho do tempo. Um vilarejo, onde se pode inventar brinquedos o tempo todo. Um passeio pelo universo da poesia e da música. A Caravana de Histórias convida todos a um passeio estético sobre as diferentes maneiras de ser e de estar no mundo, buscando uma poética para a vida. O espetáculo elege o texto literário como norteador dos diálogos artísticos e flerta com as linguagens do teatro, das narrativas orais e da música, buscando construir uma composição cênica com potentes entrelaçamentos artísticos.

A peça é inclusiva com Audiodescrição e Libras e conta com a direção musical do maestro Guto Cimino e a direção geral do professor Cristiano Fernandes. Fludualdo Talis e Rita Matheus elaboraram a audiodescrição e Raquel Motta e equipe, a tradução e interpretação em Libras.

Sobre o Grupo

O grupo “Caravana de Histórias” compõe uma das ações do “Programa Arte/Educação da Rede Municipal” e é desenvolvido pelo Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação, por meio da Supervisão de Projetos de Artes, Cultura e Cidadania, sendo um desdobramento da proposta de formação continuada “Leitura e Contação de Histórias”, iniciada em 2014 com o intuito de estimular a prática artística da contação de histórias no cotidiano das escolas.

De 2015 a 2019, o grupo montou quatro espetáculos: “Se Bicho eu Pudesse ser”, “Velhos Tempos de mim: saberes e sabores da infância”, “Quer Saber se Quero Outra Vida?” e “Pedepoesia”. Essas montagens foram apresentadas no Centro de Formação do Professor, em escolas, festivais de teatro e outros eventos culturais de Juiz de Fora e da região.

Desde então, o grupo conta, canta e interpreta histórias, contos, canções e poemas, fazendo um passeio lúdico pelo mundo da literatura e de outras artes, com magia e encantamento. A partir de 2020, devido à pandemia, o grupo começou a se apresentar em lives no seu perfil no Instagram (@caravanadehistorias) e no canal da Secretaria de Educação no YouTube. Desde 2021, o grupo voltou aos palcos com apresentações emocionantes.

Outras informações podem ser obtidas por meio das mídias sociais ou e-mail do grupo:

Instagram: @caravanadehistorias

Facebook: Caravana de Histórias

E-mail: caravanadehistoriasjf@gmail.com




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.