Provérbios 11: 20. Abominação para o Senhor são os perversos de coração, mas os que são perfeitos em seu caminho são o seu deleite. – Bíblia NVI
Os perversos de coração não podem se aproximar de Deus. Pior é que muitos não sabem disso, nem mesmo têm consciência de que se tornaram perversos.
A palavra perverso remete a dois significados: (1) desviar de seus propósitos, corromper-se. (2) praticar atos cruéis, tornar-se mau.
A consequência da perversidade é estar privado da relação mais importante que uma pessoa precisa cultivar, o relacionamento com o Criador.
E por que os perversos não podem se aproximar de Deus? Porque se desviaram do caminho indicado pelo próprio Criador. Como em qualquer situação trivial, quando se toma o caminho errado, a consequência é o desencontro, é afastar-se do destino pretendido. No caso, o sentido que se toma é o oposto do que leva ao Senhor.
Ou seja, ao praticar a maldade toma-se a direção oposta de Deus que é justamente o bem em estado puro. Como as trevas que são a contraparte da presença de luz, o mal não é uma substância em si, mas a ausência de algo, no caso, do bem.
O que leva ao mal? Escolher agir na contramão do que Deus ensina, é o resultado de escolhas equivocadas. Portanto, trata-se de um desvio em relação aos propósitos conferidos pelo Criador, um defeito de índole.
Na prática, é simplesmente o uso inadequado da liberdade.
O Pai é a bondade pura e incontaminável, é a justiça no sentido mais radical da palavra. Como Ele não pode negar nada de si, mesmo que ame cada pessoa criada, precisa deixar o indivíduo se afastar para que cada qual goze da liberdade que lhe foi dada de presente.
E na raiz do problema verifica-se que a pessoa que age com maldade muitas vezes não reconhece em si mesma o mal que a prejudica, ao contrário, acredita que está fazendo o certo, imagina que existe um propósito naquilo, que tem uma razão para agir como age. Por isso mesmo, sintetiza em sua mente milhares de justificativas.
Tem gente pensando até que os atos perversos são uma questão de sobrevivência numa sociedade que é sim pervertida. Dizem para si mesmos: se eu não agir assim, serei prejudicado.
Tal pessoa não acorda pela manhã, olha o rosto no espelho e diz para si mesma: você é perversa! Nada disso! Algumas até aguçam a percepção e vêem que estão erradas, mas continuam insistindo no equivocado caminho que começaram a percorrer.