A 2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de tiro esportivo acontecerá neste final de semana, 13 e 14 de maio, em dois locais do Rio de Janeiro. Foram inscritos 53 atletas de oito estados na competição, que é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). As provas de carabina e pistola serão realizadas na Escola Naval, centro da capital fluminense, e a de tiro ao prato (trap) no Centro Militar, zona oeste da cidade.
O evento servirá para os atletas da Seleção Brasileira realizarem seus últimos ajustes antes da etapa da Copa do Mundo de Changwon, Coreia do Sul, de 22 a 31 de maio. A competição na Ásia vale vaga direta para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e também oferecerá a última oportunidade de os atiradores atingirem o índice mínimo (MQS) para participar do Mundial de Lima (PER), em setembro, e dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago (CHI), em novembro.
“Venho muito preparado para este campeonato, com o objetivo de repetir minha melhor marca e confirmar minha recente evolução”, afirmou o capixaba Bruno Kiefer, que conquistou uma medalha de bronze por equipes, ao lado de Alexandre Galgani e Jéssica Michalack, e chegou a uma final durante o Internacional de Hannover, na Alemanha, no início de maio.
Na competição, ele também atingiu sua melhor marca na prova R5 Carabina de Ar – 10 m – Posição Deitado Misto SH2, com 638,7 pontos. O resultado o coloca na sexta posição do ranking mundial da prova em 2023.
Além dessa disputa,, Bruno também irá competir na R4 durante o Circuito Loterias Caixa.
Em março, a Seleção Brasileira começou a ser treinada pelo técnico alemão Uwe Knapp, que já esteve à frente das equipes principais paralímpica da Alemanha e olímpica da Noruega. Bruno afirmou que seu desempenho já vem evoluindo com as novas orientações recebidas. “São muitos detalhes que só ele consegue ver e dar um feedback. Estou melhorando a posição no gatilho e o tempo entre disparos, por exemplo”.
Após o Circuito, o objetivo de Bruno será chegar ao menos às finais da Copa do Mundo coreana para avançar no ranking da modalidade. “O Tiro esportivo exige muita concentração, calma, não pensar nem no futuro, nem no passado”, disse.
Além de Bruno, os outros cinco atletas da seleção que estiveram na Alemanha também disputarão o Circuito Loterias Caixa de tiro esportivo neste final de semana: o paulista Alexandre Galgani (único atirador do país a participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020), a catarinense Jéssica Michalack, a fluminense Débora Campos, o paranaense Sérgio Vida e o gaúcho Geraldo Rosenthal. Somando todas as conquistas da equipe em Hannover, foram cinco medalhas: um ouro, uma prata e três bronzes.
“O Circuito permitirá acompanhar de perto a evolução de nossos atletas da Seleção, que voltaram com muitas medalhas da Europa, e também identificar novos atletas que podem se destacar”, disse James Walter, coordenador de Tiro Esportivo do CPB.
A Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa aconteceu em março, também no Rio. O calendário nacional também prevê a realização da Copa Brasil, nos dias 15 e 16 de julho, e o Campeonato Brasileiro, nos dias 7 e 8 de outubro.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a competição podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo pelo qual irá cobrir o evento. Nos dias da competição, deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
2ª Fase do Circuito Loterias Caixa de tiro esportivo
Provas de carabina e pistola
Local: Escola Naval no Rio de Janeiro
Endereço: Av. Alm. Silvio de Noronha, s/n – Centro, Rio de Janeiro.
Dias e horários: sábado, 13, e domingo, 14, a partir das 9h.
Prova de trap
Local: Centro Militar de Tiro Esportivo de Deodoro
Endereço: Av. Brasil, 27195 – Vila Militar, Zona Oeste, Rio de Janeiro.
Dia e horário: sábado, 13, a partir das 10h.
Fonte: CPB