“Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos” (Provérbios 27: 6).
Hoje em dia os indivíduos estão ficando cada vez mais imaturos emocionalmente. As pessoas têm dificuldade de aceitar críticas e algumas chegam a se vitimizar quando se deparam com algum tipo de contrariedade.
O sinal do absurdo é a quantidade de “cancelamentos” na internet e de processos judiciais por esse tipo de motivação.
Isso afeta a disposição das pessoas corrigirem umas às outras quando necessário. O gerente tem que se precaver para que a repreensão resultante da má execução de alguma tarefa no trabalho não se torne acusação de assédio. O professor tem que cuidar para que o ato de ensinar não dê vazão à acusação de bullying e mesmo os pais ficam constrangidos de educarem seus filhos, sob pena de serem acusados de severidade.
É óbvio que os abusos devem ser enfrentados seja ele qual for e venha de onde vier. Mas outros excessos também são danosos. O gerente precisa coordenar, o professor precisa ensinar, os pais precisam educar e as pessoas em geral precisam aceitar a correção para poderem melhorar.
“Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento” (Provérbios 15: 32).
As feridas que procedem do amor são benéficas porque ajudam no aperfeiçoamento pessoal. A crítica é sempre em algum nível construtiva, quando é feita justamente ajuda a melhorar o desempenho ou comportamento naquela específica área, quando é feita injustamente também ajuda a construir o caráter por meio da paciência e da humildade que Cristo nos ensinou.
Do que adianta passar pela vida sem ser corrigido?
Amigo não é aquele que adula, mas quem se importa. Se a correção vem do amor, não machuca, edifica.
“Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados” (Hebreus 12: 11).
O Cristão não se sente ferido por nenhuma crítica, pois sabe que é pecador e imperfeito, por isso está disposto a melhorar o tempo todo. Ele também sabe que no mundo enfrentamos aflições, mas não se importa porque tem a convicção de que a fonte da injustiça é o Diabo e que sua justiça vem do poder do Nome de Jesus Cristo.