Associação avança para aumentar a oferta de alimentos orgânicos certificados em Juiz de Fora e região

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no último domingo, 7, os representantes da Associação Orgânicos da Mata se reuniram no Sítio Catumba, localizado em Piau, com intuito de avançar nas atividades de construção do Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (Opac), que garantirá a certificação local e regional dos produtos orgânicos de Juiz de Fora e região, que atualmente é feita pela Associação de Agricultores Biológicos do Estado Rio Janeiro (Abio/RJ).

Na ocasião, que contou com cerca de 30 agricultores de Juiz de Fora, Belmiro Braga, Goianá, Piau, Olaria e Lima Duarte, foi realizada uma visita técnica à propriedade, e os produtores do sítio Catumba apresentaram o Plano de Manejo do espaço, onde se produz bananas orgânicas.

Como parte das ações de fortalecimento da associação, também foi apresentado os documentos da Opac que são exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a efetivação da certificação, e os produtores preencheram um questionário de avaliação, contribuindo para o aprimoramento contínuo da organização.

Orgânicos da Mata

A associação “Orgânicos da Mata” foi criada em agosto de 2021, e está em processo de ser um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade. Um dos seus objetivos é impulsionar e articular coletivamente a produção e comercialização de alimentos saudáveis e sem veneno por meio do processo de certificação orgânica dentro do município e região.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.