Prefeita realiza abertura oficial da décima edição do Movimento Maio Amarelo

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF),

A décima edição do Movimento Maio Amarelo, celebrado anualmente em vários países, foi aberta oficialmente nesta quinta-feira, 4, pela prefeita Margarida Salomão durante evento realizado na sede da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Na ocasião, estavam presentes o secretário de Mobilidade Urbana (SMU), Tadeu David, a secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Delgado, e representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além dos agentes de trânsito, guardas municipais e servidores das secretarias e autarquias da PJF. A cidade participa do movimento desde a sua criação e este ano o tema a ser trabalhado é ‘No trânsito, escolha a vida’.

“A rua, como bem diz o nome, é via pública. Você não pode privatizar fazendo o que quer na via pública. Não é o fato de uma pessoa ter carro e a outra não que gera, a quem tem carro, mais direitos. Temos que ter zelo pelos direitos da cidadania. É uma questão de viver melhor”, declarou a prefeita.

Durante seu discurso, a chefe do executivo municipal ressaltou os altos índices de acidentes de trânsito no Brasil e como estes custos impactam o sistema de saúde e diretamente na economia. “São mais de R$ 50 bilhões gastos. É um imenso impacto. Se quem envolve, ou é envolvido, em um acidente são pedestres ou motociclistas, as chances de letalidade são muito altas. O maior número de incidentes de entrada traumática no HPS são vítimas de acidentes de moto. Essa campanha do Maio Amarelo é de tamanha prioridade para nós aqui na PJF, mas, é importante que ela seja prioridade também na sociedade, para que a gente venha realmente a ter um trânsito mais seguro, mais civilizado. É uma questão de saúde, de todos terem os mesmos direitos e todos serem respeitados”, completou.

O secretário de Mobilidade Urbana (SMU), Tadeu David, ministrou uma palestra durante a abertura, com apresentação de vídeos educativos, dados sobre acidentes de trânsito e sobre o movimento. “Que a gente escolha a vida, cuide dos outros para termos um trânsito mais seguro, sem violência. O importante neste momento é conscientizarmos as pessoas para que cuidemos uns dos outros”. O Maio Amarelo pretende incentivar escolhas que favoreçam a segurança no trânsito. O movimento conta uma campanha nas redes sociais da PJF e também no aplicativo Cittamobi, que este ano está apoiando ao exibir as mensagens educativas quando os usuários cadastrados na cidade abrem o aplicativo.

Com a organização da SMU, a edição deste ano conta com atividades de várias secretarias e autarquias municipais. A programação a ser desenvolvida pelo Maio Amarelo no próximo domingo, 7, inclui panfletagem na feira livre da Avenida Brasil, e uma ação dentro da Rua de Brincar que acontece no horário das 8h às 12h, na Rua Cel José Domingos dos Reis, em Benfica. Durante o mês também serão realizadas blitzen educativas, ministradas palestras para adultos e crianças, rodas de conversas e cursos de capacitação. Para encerrar o movimento, no dia 27 de maio está previsto um passeio ciclístico na Avenida Brasil, que será promovido em parceria com a Unicicli, e uma caminhada no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que será organizada pelos servidores do HPS, com participação livre.

As empresas, instituições e escolas que quiserem aderir ao Movimento Maio Amarelo podem entrar em contato pelo telefone da Supervisão de Educação para o Trânsito da SMU pelo telefone 2104-8235.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo é uma mobilização internacional e foi criado no Brasil, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, para conscientizar sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito. Tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. O objetivo do movimento é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e estimular, desta forma, a participação de toda a população, através de ações do Poder Público e da sociedade civil.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.