Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Dia do Trabalhador foi marcado por diversas atividades e brincadeiras realizadas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em mais uma edição especial do “Rua de Brincar” na Avenida Brasil. Cerca de 1.500 pessoas estiveram no evento, que contou com brinquedos infláveis, apresentações culturais e diversas atrações para crianças e adultos.
Na manhã do dia 1º de maio, o trecho da Avenida Brasil entre a Rua Benjamim Constant e a Ponte da Ladeira ficou fechado para o trânsito de veículos. Houve distribuição de picolés para quem passava pelo local. Além disso, na via foram instaladas barraquinhas de pastel e caldo de cana, cachorro-quente, batata frita, churros e bebidas.
A criançada pôde se divertir nos brinquedos infláveis, no parquinho infantil, no totó, na sinuca; realizar pintura facial e de mão; colorir desenhos levados; brincar no tapete interativo; aprender com os mascotes da Guarda Municipal, da Polícia Ambiental e com a equipe do Samuzinho; participar de brincadeiras e ouvir histórias sobre educação financeira e consumo consciente; construir uma “mini Juiz de Fora”, utilizando giz e papelão; além de acompanhar apresentação da Turma do Sassá, com canções lúdicas e animadas no show “No Mundo da Diversão”.
A população também contou com serviços de aferição de pressão arterial, medição de glicemia, avaliação antropométrica, orientação nutricional e dinâmicas relacionadas à qualidade das escolhas alimentares, atividades realizadas em parceria com as Faculdades Unipac e Universo.
Iniciativa do Programa Boniteza, o Rua de Brincar é coordenado pela Secretaria de Governo (SG), e tem como objetivo utilizar as vias públicas como espaços para atividades culturais, esportivas e de lazer pela população. O projeto ocorre todos os domingos, na parte da manhã, e já está presente em dez bairros da cidade: JK (Rua Adailton Garcia); Parque das Águas (Rua José Maestro Quirino); Santa Cruz (Rua Sebastião Schneider); Retiro (Rua Aladim Silva); Ponte Preta (Avenida Gabriel Sobreira); Santa Luzia (Rua Três Ilhas); na Avenida Brasil, no trecho entre a Rua Benjamin Constant e a Rua Marechal Setembrino de Carvalho (Ponte do Ladeira); no Dom Bosco (Rua Manoel Lopes Silva); no Santo Antônio (Rua Octávio Corrêa Maia); e no Jóquei Clube I (Rua José Basílio da Costa).
Programa Boniteza
Coordenado pela Secretaria de Governo (SG), o Programa Boniteza é desenvolvido através de uma ação integrada entre Secretaria de Assistência Social (SAS); Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa); Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); Secretaria de Comunicação Social (Secom); Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb); Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic); Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav); Secretaria de Educação (SE); Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); Secretaria de Esporte e Lazer (SEL); Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa); Secretaria da Fazenda (SF); Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); Secretaria de Obras (SO); Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur); Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop); Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Secretaria de Saúde (SS); Secretaria de Turismo (Setur); e Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA).