Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), depois de alinhamento pedagógico com as equipes das Escolas Municipais Dilermando Cruz Filho, no bairro Vila Ideal, e Amélia Mascarenhas, no bairro São Bernardo, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu início aos encontros do projeto “Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz” nas duas unidades. Os primeiros encontros aconteceram nesta e na última semana, fazendo abordagem da concepção do trabalho em rede, referencial de toda a proposta.
Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental participaram de atividades que buscaram despertar o sentido da coletividade e do trabalho em rede. “A proposta é mostrar aos estudantes que ninguém é suficiente sozinho, que na nossa vida as interações nos fortalecem como pessoas, ampliando o sentido de comunidade e o próprio desenvolvimento de uma sociedade”, afirmou a gerente do Departamento de Inteligência e Prevenção da Criminalidade da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Conceição Medeiros.
O trabalho em rede está por toda parte. Ele é o resultado da ação conjunta com um fim determinado. Para o seu sucesso concorrem o comprometimento com os objetivos propostos, a cumplicidade, a articulação e entrosamento entre os membros envolvidos. Por relacionar diferentes atores ou pessoas, a diversidade de ideias é característica que favorece novos olhares e processos, desde que as particularidades sejam colocadas a serviço do todo, superando conflitos pelo entendimento e a compreensão, de modo a se chegar a um denominador comum.
Além de conversarem sobre o conceito de rede, os estudantes fizeram uma dinâmica em que o grupo precisava agir coordenadamente para conseguir transportar balões de ar sobre um tecido, sem tocar ou deixar que as bexigas caíssem. Eles receberam um kit com tecido, balões e barbante e tiveram que decidir juntos como atuar. Apesar de simples, o exercício exigia união de esforço e trabalho em rede, numa demonstração de que alcançar o objetivo comum depende da colaboração de todos.
Desde março de 2022, a cultura de paz vem sendo trabalhada pelo projeto “Nossa Escola” com a rede municipal de ensino. A parceria entre as Secretarias de Educação e de Segurança deu origem ao piloto implantado na Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão, no Parque das Águas. Essa experiência obteve destaque entre iniciativas de prevenção à violência em todo o Brasil. Graças à terceira colocação entre outros 122 projetos, novas escolas estão sendo incluídas na expansão das atividades socioculturais e educativas em 2023.
O “Nossa Escola” surge da convicção de que a prevenção deve ser cultivada pela educação. A cultura de paz e a segurança cidadã são os pilares do Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania de Juiz de Fora, que estabelece as diretrizes a serem seguidas nos próximos anos para uma cidade mais segura. A partir destes pressupostos, a iniciativa se firmou e vem se colocando como estratégia de efetivação da prática da cidadania nos territórios.
Fora das escolas, outra ação que contribui para a manutenção da paz e a tranquilidade nas imediações das escolas são as rondas preventivas de rotina realizadas pelas equipes da Guarda Municipal. Periodicamente, seguindo escala, equipamentos da educação são visitados e têm as condições de segurança monitoradas pelo órgão.