Prefeita recebe cartinhas com propostas para a paz de alunos da E. M. Oswaldo Velloso

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na tarde desta segunda-feira, 24, alunos da Escola Municipal Professor Oswaldo Velloso, tiveram um encontro especial com a prefeita Margarida Salomão, em seu gabinete. O evento foi um pedido dos próprios alunos, que escreveram em sala de aula cartinhas sobre o tema: Cultura da Paz na Cidade, que trazem ideias de como realizar coisas positivas para a paz em Juiz de Fora.

Pedro, Henrique, Laura, Kamilly e Emanuelle, que estão no 2º ano do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de lerem suas cartinhas, com diversos pedidos, entre eles muita arte e felicidade para toda a cidade. “É fundamental ouvirmos também as crianças e adolescentes sobre como podemos construir essa cultura de paz dentro do ambiente escolar, afinal, são eles as pessoas mais atingidas. É preciso construir uma rede de apoio e segurança para os alunos e alunas. Obrigada pelas cartas, irei lê-las com muito carinho”, disse a prefeita Margarida.

A ideia do projeto partiu da professora Nathália Meneghine, que elaborou em sala de aula conversas entre os alunos, cada um escreveu sua cartinha, em seguida veio a ideia de entregar as cartinhas para a prefeita, que aceitou aceitou a ideia e realizou o convite: “Eles ficaram super empolgados e foi uma generosidade dela receber. Porque uma carta chegar ao seu destino é uma experiência muito importante para eles se sentirem escutados. E conhecer a prefeita e a administração da cidade. Foi uma experiência muito importante para eles”.

De acordo com a subsecretária de Articulação das Políticas Educacionais, Graciele Fernandes, “o que a gente trouxe aqui é um pequeno fragmento de toda cultura de paz que as nossas escolas têm desenvolvido com os estudantes. A paz é muito cara para nossas escolas municipais e ela não deixa de ser trabalhada durante todo o ano. E na semana passada ela foi intensificada. Nós temos aqui uma mostra do protagonismo dessas crianças em pensar a cidade na perspectiva da paz”.

Participaram do evento ainda, a diretora da escola, Ilza Aparecida Costa e a coordenadora pedagógica, Eliani Siqueira.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.