Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Dia de São Jorge, 23, domingo, foi escolhido para o encerramento do projeto Incentivando Cultura na Cidade e Comunidade, promovido pela Associação Cultural de Capoeira Família Ginga na Veia e financiado pelo Edital Cultura da/na Quebrada, do Programa Cultural Murilo Mendes, que é mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
A festa acontece na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira), a partir das 10h, com entrada franca e livre para todos os públicos. A programação deve reunir em torno de cem pessoas e inclui roda de capoeira, apresentação de maculelê e de samba.
Conduzido pelo Mestre Kakinho e pelos graduados Molekinho e Moreninha, o projeto teve como objetivo repassar os fundamentos e tradições da capoeira para a comunidade do bairro Nova Benfica, na Zona Norte. “Durante seis meses, foram ministradas aulas para pessoas de 6 a 50 anos. O objetivo foi manter vivas as tradições ancestrais da capoeira e oferecer uma ocupação saudável para a comunidade”, afirma Mestre Kakinho.
Ele acrescenta que as aulas do projeto aconteceram na Escola Estadual Ana Salles, em Benfica, na praça de Nova Benfica e no centro de treinamento da Associação Cultural de Capoeira Família Ginga na Veia, no mesmo bairro. Ainda conforme o mestre, 43 pessoas participaram das atividades. “Na festa de encerramento, além dos participantes e seus familiares e amigos, teremos grupos convidados de Juiz de Fora e região.”
A Praça CEU é mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora, com gestão da Funalfa, e prestação de serviços por meio da Associação Cultural Arte e Vida (Acav).