Prefeita participa da abertura do programa “Líder + Ágil” para supervisores

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), mais de 400 servidores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) participaram na manhã desta terça-feira, 11, da abertura do programa Lider+Ágil para supervisores. O evento foi realizado no Teatro Paschoal Carlos Magno e contou com servidores de todos os setores da PJF. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH).

A prefeita Margarida Salomão ministrou a palestra de abertura com o tema “Conhecer e Avançar”. A apresentação abordou pontos sobre a modernização do trabalho, aspectos de liderança, pedagogias ativas e a importância dos servidores para a PJF.  “A reforma necessária é a que torna o estado mais democrático, inteiramente transparente, mais poroso à necessidade social e mais ágil para responder à emergência, verdadeiramente útil aos mais pobres e mais vulneráveis”, ressaltou. Margarida reforçou ser “essencial que os servidores em posições de direção sejam operadores das prioridades de gestão que foram escolhidas pelo povo no processo das eleições democráticas”.

Para o secretário de Recursos Humanos, Rogério de Freitas, “foi muito positivo ver o auditório do Teatro Paschoal Carlos Magno lotado com servidores da PJF. São servidores de carreira que estão na ponta, no operacional de tantos setores, direta ou indiretamente no dia a dia com a população. Uma mudança de cultura organizacional passa por esses servidores, fundamentais para a máquina pública”.

O programa Líder+Ágil é desenvolvido pela SRH, através dos departamentos de Desenvolvimento do Servidor (DDS) e da Escola de Governo (DEG), e da Assessoria de Programação e Acompanhamento (APA), com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de lideranças. A primeira etapa foi realizada em 2021 e 2022 e foi direcionada aos gerentes de departamentos da PJF. Atualmente são cerca de 600 supervisores na PJF, público-alvo desta etapa.

A experiência vai apresentar ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de competências comportamentais e facilitem o processo de liderança efetiva e desenvolver habilidades para identificar problemas, pensar em estratégias para resolvê-los, de forma rápida e ágil, e agir com clareza em momentos de tensão. O cronograma envolve conteúdos como trabalho em equipe, comunicação não-violenta, cultura de feedback, gestão do tempo, o papel do servidor público na perspectiva da cidadania e ferramentas operacionais, disponibilizados tanto na plataforma Moodle quanto em eventos presenciais.




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