Prefeitura aprova projeto para a construção da nova escola Sesi

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF aprovou o projeto para a construção de uma escola Sesi na cidade. O empreendimento terá capacidade para dois mil alunos, em terreno localizado na Rua Francisco Romanelli, nas proximidades do Terminal Rodoviário Miguel Mansur e do Shopping Jardim Norte, no bairro Mariano Procópio. A unidade será voltada para educação do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.

 

A aprovação do projeto foi realizada pela Câmara Integrada para Análises e Aprovação de Novos Empreendimentos (Ciaane), criada pelo Decreto Municipal 14.479, em abril de 2021. A Câmara é composta pelas secretarias de Planejamento Urbano (Sepur), de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) e da Fazenda (SF), além da Procuradoria Geral do Município (PGM), e coordenada pela Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur).

 

Segundo a secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Aline Junqueira, “a importância da Ciaane é dar um tratamento multisetorial nos trâmites internos, com celeridade, a empreendimentos de interesse público, como esta escola para a formação profissional de jovens”.

 

Agora que o projeto de construção da escola já foi aprovado, em breve, será aberta a licitação da obra. O terreno possui 6 mil metros quadrados, sendo que a área a construir é de 8,5 mil metros quadrados, já que o prédio terá quatro pavimentos. A previsão para o início das obras é agosto deste ano, com finalização em 18 meses. As aulas devem começar no primeiro semestre de 2025, e o investimento é de R$ 50 milhões. A estrutura da escola Sesi JF será composta por: 35 salas de aula, cinco laboratórios, quatro salas para monitoria, duas salas de uso livre, biblioteca, brinquedoteca e ginásio.

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Zona da Mata e do Sindipan-JF, Heveraldo Lima de Castro, ressalta que a nova escola Sesi é uma grande conquista para a cidade. “Ansiávamos por este empreendimento, que representa um antigo desejo da sociedade: a volta do ensino Sesi a Juiz de Fora. Estaremos entregando um verdadeiro presente à população. Acredito que será um sucesso”, destaca.

 

O gerente regional do Sesi Senai da Zona da Mata, Humberto Rezende, ressalta que o Sesi é a maior rede de ensino privada do estado, com 36 escolas e mais de 20 mil alunos. “Temos uma meta, traçada por nosso presidente Flávio Roscoe, de chegar a 50 mil alunos até o final do seu mandato na Fiemg. E Juiz de Fora não podia ficar fora dessa”, disse. Humberto afirmou ainda que a escola será extremamente moderna, com equipamentos tecnológicos de última geração.

 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado, “o projeto contribuirá com o processo de revitalização e ocupação da região, integrando-se aos equipamentos do entorno já instalados, como o Shopping Jardim Norte, bem como o Hospital Regional, em processo de implantação. A localização do empreendimento permite atender a um público variado, tanto da área central do município e adjacências, quanto oriundos da Zona Norte da cidade, considerando o acesso de diferentes linhas de transporte público que servem a região. A proximidade com o Terminal Rodoviário abre ainda a possibilidade de atração de estudantes de cidades circunvizinhas, independente de transportes fretados, considerando ser a cidade um polo educacional regional”, destaca.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.