Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF realizou 473 ações de zeladoria na Zona Rural durante o mês de março. As atividades são coordenadas pela Secretaria de Governo (SG), através da Coordenadoria Rural – setor criado na atual gestão para servir como um canal direto entre a população rural e a PJF.
Entre as ações realizadas, está a confecção de três pontes em Humaitá, facilitando o tráfego dentro do Distrito e a ligação com a Zona Urbana. Já em Dias Tavares, foram patrolados cerca de 13 km na estrada principal, que também recebeu lançamento de material granulado e o serviço de tapa-buracos.
A Secretaria de Obras (SO) realizou, ainda, patrolamento nas estradas em Penido, Rosário de Minas, Varginha, Humaitá e Monte Verde. O serviço de tapa-buracos da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav) também foi realizado em Valadares, Humaitá, Paula Lima e Chapéu D’Uvas.
Calçamento
Em março, a prefeita Margarida Salomão inaugurou o calçamento de piso intertravado em todo o Distrito de Penido. Esse tipo de piso é feito com blocos de concreto pré-fabricados, assentados sobre uma camada de areia e travados entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças. É permeável, com ótima durabilidade e sustentável, podendo ser aplicado em diferentes tipos de estradas. A PJF calçou quase 11 mil metros quadrados com o piso intertravado e mais outros 2,5 mil metros com meio-fio.
Além de facilitar a locomoção dos moradores, o calçamento de piso intertravado permite melhor absorção da água.
Em março, a PJF iniciou também o calçamento em Rosário de Minas.