PJF amplia público da vacinação contra a meningite

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF prossegue com a ampliação do público-alvo para imunização contra a meningite. Serão vacinados com o imunizante Meningocócica C todas as pessoas de 16 anos ou mais de idade.

Os imunizantes serão aplicados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pelo município, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h, de segunda à sexta-feira, exceto às quintas, quando o horário na parte da tarde é das 13h às 14h30, e no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA), das 8h às 14h, somente para os adolescentes de 16 a menores de 18 anos. A aplicação para a faixa etária estendida segue até 30 de abril de 2023, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A vacina contra a Covid-19, aplicada nos mesmos locais, pode ser recebida por estes públicos conjuntamente com os imunizantes sem qualquer tipo de problema.

A vacina meningocócica C (conjugada) faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos 3 e aos 5 meses de vida, com reforço ao primeiro ano de idade. Além disso, também está disponível para adolescentes de 11 e 14 anos.

A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.