Prefeitura atualiza cadastro social de famílias de baixa renda

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com o intuito de atualizar o cadastro habitacional de Juiz de Fora e aprimorar o planejamento de ações e programas sociais, a Companhia Municipal de Habitação e Inclusão Produtiva (Emcasa), juntamente à Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), realiza o cadastro de famílias que tenham renda bruta mensal de até cinco salários mínimos.

Aos que desejarem se cadastrar, além de apresentar comprovação de renda, deverão também apresentar documentos pessoais, como comprovante de endereço, RG, CPF, e telefone para contato. A partir do cadastro, será possível mapear o perfil socioeconômico e direcionar as famílias aos programas que são desenvolvidos no município. Os atendimentos acontecem na Emcasa, localizada na Avenida Brasil, 2.340, bairro Poço Rico, das 8h30 às 12h. É necessário o agendamento prévio pelo telefone, que também é WhatsApp, (32) 3217-1400.

Aos interessados, serão apresentadas as seguintes opções:

– Lotes populares: que são ofertados com preços acessíveis a famílias de baixa renda para que possam construir seus imóveis.

– Regularização fundiária: em que há necessidade de documentar o imóvel no nome do ocupante, em cartório, trazendo segurança jurídica e garantindo direitos e deveres ao beneficiário.

– Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS): atendimento a famílias de baixa renda com a elaboração e oferta de projetos de arquitetura e engenharia, de forma a orientá-las na melhor execução das obras, podendo abordar inadequações relacionadas à reforma de cobertura/telhado, instalações sanitárias, ampliação do imóvel, entre outras. O serviço tem como foco reduzir problemas relacionados à salubridade, melhorando a qualidade de ambientes precários, além da saúde e bem-estar de seus moradores.

O diretor-presidente da Emcasa, Fabrício Zanoli, destaca que o cadastro oferecido não tem qualquer vínculo com o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), recentemente reinaugurado pelo governo Federal: “A nova implementação do MCMV ainda encontra-se em fase preliminar, não tendo, pela Prefeitura de Juiz de Fora, nenhum atendimento previsto.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.