Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na manhã desta quarta-feira, 8, foi realizada a primeira reunião ordinária da Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com as equipes diretivas das escolas municipais – diretoras(es) e vice-diretoras(es). O evento contou com a participação da prefeita Margarida Salomão e secretários municipais.
Em suas palavras, a prefeita rendeu homenagem à professora Magda Soares, que faleceu em 1º janeiro deste ano e é referência nos estudos sobre alfabetização e na formação de professores, além de uma das fundadoras da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A chefe do Executivo destacou também a importância da escola como o equipamento público mais importante na vida das pessoas, por ser um lugar de encontro e acolhimento, além dos desafios que devem ser superados e da necessidade de fazer educação de forma coletiva. “Nós temos que nos apoiar reciprocamente, porque a educação é uma construção coletiva para fazer da nossa própria aprendizagem a condição de emancipação de todos e todas”, disse a prefeita.
A secretária de Educação, Nádia Ribas, realizou apresentações de pautas para o ano letivo. Os secretários de outras pastas presentes no evento, Rogério Freitas (Recursos Humanos), Marcelo Matta (Esporte e Lazer) e Fabíola Paulino (Agricultura e Abastecimento), apresentaram as diversas questões que envolvem suas secretarias nas atividades da educação municipal.
De acordo com Nádia Ribas, dentre as propostas para o ano de 2023, está a criação de grupos de estudos para avaliar grandes temas importantes para a educação municipal, como tecnologia nas escolas e cultura da paz. “Que esses grandes temas não se desenvolvam só em reuniões e cursos, mas que possamos formar grupos de estudo mesmo, e, grupos de trabalho para pensarmos as políticas juntas. E pretendemos trazer os diretores para estarem juntos nestas discussões, nestes grupos”.
O encontro faz parte do calendário escolar, além de ser uma oportunidade de abordar questões pedagógicas e apontar diretrizes sobre os temas mais relevantes do ano letivo. Durante o evento os participantes puderam tirar dúvidas e propor soluções sobre os temas abordados. Já está agendada na próxima quarta-feira, 15, uma reunião com os gestores para dar continuidade às pautas abordadas no encontro de hoje.