Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), aberto oficialmente pela prefeita Margarida Salomão na última sexta-feira, 3, o carnaval de Juiz de Fora já teve programação neste fim de semana. No sábado, 4, a Guarda Municipal esteve presente nos blocos Meleka de Jacaré e Muvuka, realizados na BR-440, São Pedro; no Concentra Mas Não Sai, na Praça do Jardim Glória e no Esquenta das Rivais, no Benfica. No domingo, o apoio foi dado aos blocos Charmosas do Tamborim, Guerreiras de Clara e da Imprensa, no Centro. Nenhuma ocorrência foi registrada pela corporação nestes eventos.
Todos os anos, a Guarda Municipal mantém trabalho de apoio junto às festividades de carnaval. A rotina de acompanhamento aos blocos e aos desfiles na passarela do samba se dá a fim de promover a proteção de foliões por meio da presença preventiva e de resguardar servidores municipais em serviço.
A Guarda Municipal reforça seu papel pela presença comunitária, contribuindo para o clima de tranquilidade durante os eventos carnavalescos. Desde a última semana, os guardas estão passando por etapa de capacitação para empenho no carnaval 2023. O objetivo é alinhar conhecimentos operacionais para o êxito da atividade. Mais que um treinamento, a instrução se fundamenta na garantia de uma atuação cidadã, voltada para a proteção dos foliões, em harmonia com a garantia dos direitos fundamentais.
O trabalho da Guarda nos empenhos de carnaval também é voltado para a atividade-fim do órgão, na proteção dos bens, serviços e instalações do município, bem como na garantia do exercício da função aos demais servidores que atuam no evento, como os fiscais de posturas.