“E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações” (Apocalipse 2: 26).

Quem crê pertence ao Reino de Deus. Esta não é uma promessa futura, é um fato presente:

“Certa vez, interrogado pelos fariseus sobre quando se daria a vinda do Reino de Deus, Jesus lhes explicou: ‘Não vem o Reino de Deus com visível aparência. Nem haverá anúncios: ‘Ei-lo aqui!’ Ou: ‘Lá está!’. Pois o Reino de Deus já está entre vós!’” (Lucas 17: 20, 21).

Jesus já é o Rei que triunfou sobre todos os inimigos e já governa à destra do Pai, sentado no trono que está localizado no lugar santíssimo: “tudo sujeitaste debaixo dos seus pés.  Ao lhe sujeitar todas as coisas, nada deixou que não lhe estivesse sujeito.”(Hebreus 2: 8a).

Neste momento trata-se de um Reino por adesão, ou seja, nós escolhemos participar dele ou não: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6: 33).

Quando a pessoa tem fé e decide deixar a Palavra orientá-la e o Espírito governar seus atos, ela se torna cidadã celestial: “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós” (Efésios 3: 20).

Mas tal cidadania vem acompanhada de enorme responsabilidade, pois vivemos neste mundo que é um campo de batalha espiritual: “De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2 Timóteo 3: 12).

Jesus já triunfou, no entanto, o Diabo, derrotado na Cruz (Cl 2.15), ainda lidera a resistência. Sendo assim, precisamos, como embaixadores, representar o Rei (2Co 5.20) e, como milícia de Cristo, pelejar a luta do Reino (Ef 6.10-18). Uma luta que não é contra carne e sangue (Ef 6.12), mas que se trava no coração de cada indivíduo que habita este planeta:

“Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo” (2 Coríntios 10: 3-5)

Jesus Cristo há de mostrar-se Rei a todos, mesmo para os que não crêem, porém esta hora não chegou, ainda não é o momento: “a qual Deus fará se cumprir no seu devido tempo. Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores” (1 Timóteo 6: 15).

Até lá perseveramos, pois aquele que não recuar da batalha, Jesus já nos disse: receberá o poder sobre as nações.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.