PJF se une para programar “Março, Mais Mulher, Mais Democracia”

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), representantes de todas as secretarias e outros órgãos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF),  como Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Companhia Municipal de Habitação e Inclusão Produtiva (Emcasa), JFPrev e Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav) se reuniram na tarde desta terça-feira, 24, para iniciar os preparativos da campanha “Março, Mais Mulher, Mais Democracia” em celebração ao mês em que se comemora o dia internacional da Mulher.

Em março, a PJF irá promover atividades que promovem o empoderamento feminino, para que ele se torne um paradigma das políticas públicas municipais. A campanha é uma iniciativa da PJF, coordenada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). O evento irá contar com ações integradas, envolvendo diversos setores da administração direta e indireta da PJF.

8 de março

Por muitos anos, associou-se o dia 8 de março à ocorrência de grandes incêndios em fábricas, no início do século, quando dezenas de operárias morreram. O mais conhecido desses incidentes foi o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que vitimou 125 trabalhadoras, a maioria imigrantes judias.

O falecimento das trabalhadoras se incorporou ao imaginário coletivo na luta em prol dos direitos das mulheres, trazendo à tona as más condições enfrentadas por elas durante a Revolução Industrial. Porém, o processo de instituição de um Dia Internacional da Mulher já vinha sendo elaborado pelas socialistas americanas e europeias. A data só foi oficializada em 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.