Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), as conquistas obtidas e as novas possibilidades de trabalho com o Plano Municipal “Juventude Quer Viver: Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra de Juiz de Fora” pautaram o “Cultura de Paz Entrevista” desta sexta-feira, 20, como mais uma iniciativa da Campanha de Comunicação do Projeto “Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes”, parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A convidada foi a assessora de Políticas para a Juventude da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da PJF, Luiza Travassos.
Na conversa com o apresentador do Podcast, professor da Faculdade de Comunicação da UFJF, Ricardo Bedendo, a assessora destacou que as ideias e ações são trabalhadas com o pensamento de que “a juventude está presente em tudo, em todos os segmentos da nossa sociedade. Queremos construir uma vida digna para esta juventude”.
Luiza explicou que o Plano Municipal “Juventude Quer Viver” foi construído a partir de outra importante iniciativa: O “Comitê Municipal de Enfrentamento ao Extermínio e Encarceramento da Juventude Negra”. Segundo ela, este Plano pretende reunir eixos de várias áreas, como “justiça social, direitos humanos, assistência social, saúde, segurança pública e cultura. São questões que perpassam a vida do jovem. Queremos uma política humanizada e para, de fato, o povo”.
O podcast foi gravado na Rádio Facom da Faculdade de Comunicação da UFJF. A iniciativa é parte da Campanha de Comunicação do “Cultura de Paz”, que apresenta as instituições e profissionais da Rede de Prevenção e Enfrentamento às Violências de Juiz de Fora.