A delegação do Brasil é a maior da história do país na competição. São nove pessoas: cinco atletas e quatro profissionais da comissão técnica.
Os competidores convocados foram: Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Cruz Rocha, Wesley Vinícius dos Santos e Elena Souza.
“Mundial é sempre especial. A competição tem um nível técnico parecido com o dos Jogos Paralímpicos de Inverno. E é disso que eu gosto, disputar com e contra os melhores. Espero que os resultados sejam tão bons quanto a grandiosidade desse evento”, disse o rondoniense Cristian Ribera, 20.
“É muito bom fazer parte dessa equipe. Estamos sempre prontos para qualquer desafio e o crescimento só mostra o quão rápido nós temos evoluído. Eu só desejo o melhor e que todos possamos aproveitar mais essa experiência maravilhosa”, completou Cristian Ribera
Dos cinco convocados, apenas Elena não esteve nos Jogos de Pequim. Com 19 anos, a esquiadora fará sua estreia em uma competição internacional e será a segunda mulher brasileira a disputar um torneio oficial paralímpico na neve.
“Esta é a maior delegação que o Brasil já trouxe para um mundial da modalidade, incluindo 3 homens e 2 mulheres, todos da categoria sitting, mais 4 staffs de apoio. Sabemos do nível altíssimo da competição, mas estamos aqui em busca de bons resultados”, finalizou.
A comissão técnica será composta por quatro integrantes: os treinadores Leandro Ribela, Fernando Cassio Orso Alves e Matheus Terroni, além do “wax tech” tcheco Tomás Bergr. O “wax tech” é o profissional responsável por preparar o esqui para os atletas.
Confira o calendário de provas do Mundial:
22/01 – Distância 18km;
24/01 – Prova rápida;
28/01 – Média Distância;
29/01 – Revezamento
Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro