“O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e se obtém mediante uma vida justa” (Provérbios 16: 31).

Uma das preocupações mais recorrentes da nossa espécie, que em quase 100% das vezes causa algum tipo de inquietação ou ansiedade ou até mesmo tristeza, é o fato de envelhecer. E não deveria ser assim!

“Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, tema o seu Deus. Eu sou o Senhor” (Levítico 19: 32).

As Escrituras nos ensinam que o envelhecimento é uma dádiva maravilhosa: “Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação” (Salmos 91: 16).

Ao não perceberem como bênção, algumas pessoas se angustiam com as transformações que ocorrem na sua aparência física. Porém, não deveriam, porque cada época da vida trás a sua própria forma de beleza:

“A beleza dos jovens está na sua força, e o enfeite dos velhos são os seus cabelos brancos” (Provérbios 20: 29).

O que cada pessoa precisa ter em mente é que a formosura, a estética que agrada aos olhos, em algum momento se vai e que, portanto, importa plantar o quanto antes as sementes da beleza que irá florescer na maturidade: “A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada” (Provérbios 31: 30).

Outra situação que perturba mais e mais na medida em que os anos passam é a errônea perspectiva de que a velhice torna a pessoa improdutiva. Pois a Bíblia diz o contrário: “Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes” (Salmos 92: 14).

Outra angústia recorrente é a sensação de finitude e de que o melhor da vida já passou, pois a Palavra de Deus nos diz que tais sentimentos são vãos, uma vez que nEle a renovação é permanente:

“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno” (2 Coríntios 4: 16-18).

A verdade é que é preciso saber envelhecer, sendo o próprio Deus Quem ministra essa lição: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” (Salmos 90: 12).

É preciso reforçar os laços com o Pai sempre e em todas as ocasiões, pois Ele já nos garantiu, empenhando a Sua Sublime Palavra, que irá cuidar de tudo para que cada um de nós tenha uma velhice sossegada:

“Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os susterei e eu os salvarei” (Isaías 46: 4).




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.