Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o contexto neoliberal que pressiona os indivíduos a manter uma performance de alto desempenho constante para obter sucesso tem contribuído para adoecer a Saúde Mental, em especial com sintomas cada vez mais recorrentes de depressão. Este foi um dos assuntos debatidos no “Cultura de Paz Entrevista” desta quarta-feira, 18, na Rádio Facom, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O podcast é uma iniciativa do projeto “Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes”, parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF.
O convidado foi o médico psiquiatra, professor aposentado da Faculdade de Medicina e atual coordenador do Comitê de Ética e Pesquisa da instituição, Jubel Barreto. Na conversa com o apresentador, professor da Faculdade de Comunicação, Ricardo Bedendo, o médico apontou que o cenário contemporâneo “te coloca em um jogo no qual a probabilidade de você perder é muito grande, porque são muitas pessoas competindo. Como no esporte, para um ganhar, todos os outros têm que perder e esta perda é posicionada como um fracasso pessoal, é individualizada”.
“Esse cenário neoliberal tem a ver com a impossibilidade de você reconhecer o seu ambiente social, o seu contexto, as raízes do sentimento de frustração. As pessoas se acham incapazes, acreditam que traíram, de alguma maneira, o projeto de empreendimento que teriam para si próprias”, frisou o professor Jubel. No bate papo de pouco mais de uma hora, transmitido ao vivo pelo Instagram oficial do “Cultura de Paz”, o médico psiquiatra lançou também o seu mais recente livro “Temas de Antropologia Médica”, publicado pela Editora Appris. Na obra, o docente apresenta textos que ressaltam questões como por que os médicos “chamam de leigo os não médicos?” e “o que significa pensar o corpo humano como se fosse uma máquina?”.
Este episódio do “Cultura de Paz Entrevista” foi mais um da série da Campanha de Comunicação iniciada no segundo semestre do ano passado que trata sobre a temática da Saúde Mental. Ao todo, até o momento, a série reúne quatro episódios. O primeiro foi realizado no dia 19 de setembro de 2022, com parte da equipe do Departamento de Saúde Mental (DESM), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que, na ocasião, lançou a Campanha intitulada “Todos os Meses são Setembro” com a proposta do debate deste tema como uma política continuada, com reflexões e ações constantes e permanentes.