Mulheres têm ano de ouro nos esportes olímpicos em 2022

As atletas brasileiras brilharam em Campeonatos Mundiais disputados em 2022. Das 23 medalhas conquistadas pelo Brasil em provas olímpicas, as mulheres venceram 12.

Os números mostram que elas dominam também a quantidade de títulos. Cinco das sete medalhas de ouro foram para a dupla Duda e Ana Patrícia, do vôlei de praia; Mayra Aguiar e Rafaela Silva, do judô; Rebeca Andrade, da ginástica artística; e Rayssa Leal, do skate.

Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), celebra a evolução do esporte olímpico e a presença das mulheres nos pódios.

“A participação das mulheres tem progredido bastante, seja em Jogos Olímpicos, Pan-americanos ou Sul-americanos. Das sete medalhas de ouro conquistadas em Tóquio, três foram das atletas brasileiras. Agora em Campeonatos Mundiais foram cinco. Isso mostra a evolução feminina nas conquistas do Brasil em uma velocidade maior que o masculino e, de um modo geral, elas vêm ocupando esse espaço de forma consistente. Entendo que o COB faz muito bem esse papel na busca da equidade, pois temos trabalhado na procura de treinadoras, árbitras e gestoras que também possam contribuir dentro desse processo”, afirmou.

Ney Wilson avaliou ainda a participação feminina até Paris 2024. “Essa evolução não vai parar por aqui. Creio que chegaremos mais fortes em Paris com a equipe feminina e muitas possibilidades de medalhas. Temos muito o que potencializar nesse trabalho, porque existem muitas especificidades das mulheres. Mas também acredito que o COB tem dado essa atenção há um tempo, e tendo uma participação maior em todas essas áreas conseguimos trazer mais detalhes que sejam importantes na performance da mulher”, concluiu.

Relembre as conquistas das medalhistas de ouro em Campeonatos Mundiais de 2022:

  • Duda e Ana Patrícia venceram as canadenses Bukovec/Brandie por 2 sets a 0 e ficaram com o título do de mundial de vôlei de praia disputado em Roma, na Itália, em junho;

  • Mayra Aguiar e Rafaela Silva foram campeãs mundiais na competição que ocorreu em Tashkent, no Uzbequistão, em outubro;

  • Rebeca Andrade conquistou o ouro inédito para o Brasil no individual geral do Mundial de ginástica artística, realizado em Liverpool, na Inglaterra, em novembro;

  • Rayssa Leal sagrou-se a grande campeã da Liga Mundial de Skate Street, fazendo uma temporada perfeita ao vencer todas as etapas da disputa.

Fonte: Comitê Olímpico Brasileiro (COB)




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.