Prefeita Margarida Salomão avalia o ano de 2022

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a prefeita Margarida Salomão participou nesta quinta-feira, 22, de uma série de entrevistas com veículos de comunicação de Juiz de Fora. A chefe do executivo municipal abordou diversos temas, como as obras de infraestrutura na cidade, o planejamento da gestão para 2023, a criação de empregos em Juiz de Fora, a superação da crise no transporte público, além de fazer um balanço das principais ações realizadas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em 2022.

 

Geração recorde de empregos 

 

Margarida abordou, durante as entrevistas, a criação de empregos na cidade, com as recentes instalações do Grupo Ardagh e de empresas que chegaram capitaneadas por projetos da PJF, como o ‘Desenrola Juiz de Fora’, a Sala do Empreendedor e o ‘Espaço Emprego JF’. “Para que as pessoas vivam bem, é fundamental que elas tenham as suas condições de sobrevivência asseguradas com um trabalho decente. Temos feito um esforço muito grande de investir na rede de industrialização, tanto na forma dos arranjos produtivos locais para fortalecer setores tradicionais, como o setor de confecções, cervejeiro, entre outros, mas também de trazer novas indústrias. O esforço é para facilitar a aproximação entre os candidatos ao trabalho e as empresas. Isso fica dentro de um escopo muito maior, o do bem viver. O grande investimento nosso é na  convivência urbana.”

 

Lazer para todos e todas 

 

Com a proximidade do Natal e Ano Novo, a prefeita destacou as ações da Prefeitura para ampliar as opções de lazer na cidade. “O Parque Halfeld tem tido uma quantidade grande de pessoas que estão confraternizando, tirando fotos, curtindo com as suas famílias. É um negócio impressionante. Fizemos também a reabertura plena do Parque Municipal, com as piscinas, o Dia das Crianças foi uma apoteose. O Museu está reaberto e, no ano que vem, por volta do aniversário da cidade, estará totalmente reaberto, inclusive com a reabertura da Vila. Além disso, teremos o Ginásio Poliesportivo, de padrão internacional, que poderá receber diversos esportes. Essas iniciativas são, de certo modo, de retomada da cidade. Queria enfatizar isso porque a gente acha que a cidade não é o lugar que você focaliza só em obras, mas eu gostaria de tratar disso: a cidade está voltando. Ano que vem vai ter Carnaval, esse ano teve Natal, com tudo para todo mundo. Essa é uma das coisas mais importantes que a gente poderia fazer por Juiz de Fora”.

 

Obras históricas 

 

“Nós temos hoje em Juiz de Fora uma situação infinitamente melhor do que nós estávamos ano passado e nos anos anteriores. Por quê? Porque nós cuidamos de melhorar as condições. A obra que nós encerramos na Rua Ibitiguaia, com uma excelente pavimentação. Nós estamos colhendo esgoto, que é uma coisa que precisava ser feita, dentro de um grande projeto de despoluição da bacia do Paraibuna. Aquela parte já está pronta, que é a coleta do esgoto que era jogado in natura no córrego do Santa Luzia e agora não é mais. Concluímos uma parte e, quando acabar o período chuvoso, iremos concluir a próxima etapa. A outra obra que vamos entregar na semana que vem é a recomposição das margens do córrego que no ano passado deslizaram e impediram a passagem na Avenida Santa Luzia. Iremos concluir isso e devolver a rua para que ela possa ser plenamente aproveitada. Então o fato é esse: em Juiz de Fora, a gente toma cuidado. E quem toma cuidado sofre menos”.

“Neste ano de 2023, encaminharemos grandes projetos para resolver problemas que também são gigantescos e históricos, de décadas. São os problemas do Bairro Industrial, do próprio Santa Luzia, fazendo o alargamento e aprofundamento do canal, resolvendo um problema por cem anos; fazer a recomposição da situação da Cesário Alvim, e enquanto isso, vamos asfaltando, porque você não vai deixar as pessoas ficarem sem condição de mobilidade. Isso tudo nós vamos encaminhar e resolver a partir desse ano de 2023. É um ano que nós vamos trabalhar demais”, ressaltou a prefeita.

 

“O asfalto na cidade melhorou muito em relação ao que nós sofremos no início do ano passado, por falta de prevenção, cuidado, pela situação que nós herdamos. É notável que agora diminuíram muito as erosões, os buracos. Claro, a prioridade é para as vias globais, como a Avenida Brasil, a JK, o acesso Norte, a Itamar Franco, porque é onde passa todo mundo. Mas é claro que temos que chegar nos bairros também”.

 

“Esse é um trabalho contínuo. Nós montamos mais equipes e uma patrulha de atendimento emergencial. Abriu um buraco naquele lugar, nós já vamos e está pronto. Agora, por exemplo, nós estamos concluindo a pavimentação no bairro Santa Terezinha. Estamos fazendo na Paulo Japiassu, no início da Avenida Rio Branco, reforma mesmo da pavimentação. A operação tapa-buraco é o pronto-socorro”, complementou Margarida.

 

Novos investimentos em saúde e fim da fila das creches

 

A conquista histórica do fim da fila das creches municipais, e o atendimento de saúde para a população também foram relembradas pela prefeita. “Tem muita coisa pra fazer, uma das expectativas que nós temos pro ano que vem é de atender três mil crianças nas creches. Quando eu cheguei aqui tinham 1.800 crianças. Esse ano, vamos matricular três mil, ou seja, há um crescimento da confiança da população no nosso atendimento. Vamos, no princípio do ano, inaugurar uma creche nova em Nova Benfica. Além disso, vamos fazer um grande anúncio de melhorias na Atenção Básica em Saúde, nas UBSs. A partir do início do ano também faremos a nova instalação do Pronto Atendimento Infantil, com infraestrutura mais adequada para que as crianças sejam acolhidas da melhor maneira possível”.

 

Vacina

 

Margarida relembrou o esforço da gestão para que a cidade aplicasse as vacinas contra a Covid-19. “Mobilizamos a cidade inteira. Eu quero lembrar às pessoas, aos pais, para levarem as crianças para as doses de reforço. Quem ainda não tomou, vá tomar a quarta dose”.

 

Melhorias no Transporte público

 

“Foi tudo solucionado. Todos os funcionários da Tusmil foram readmitidos nas novas empresas, nas empresas que restaram, na nova empresa que entrou, que comprou a São Francisco e que continua pensando nisso. Então nós tivemos uma melhoria de serviço com a saída da Tusmil, com as dificuldades que infelizmente a sua prestação de serviços significava aqui para Juiz de Fora. Nós estamos com frota nova, com micro-ônibus funcionando em lugares que não chegava direito o transporte. As avaliações que a gente vem recebendo das pessoas que usam transporte, e nós estamos com o mesmo preço da tarifa de 2019, é de que melhoramos infinitamente”.

 

Novos Editais – organização e regulação do espaço urbano

 

As conquistas dos editais de feira livre e do comércio popular também foram pautadas pela chefe do Executivo. “Esses editais têm o objetivo de ordenar a convivência urbana. Você tem que buscar, de uma forma participativa e democrática, primeiro, regras gerais de convivência. Nós conseguimos fazer isso após muito trabalho. Há dois anos nós estamos dialogando para finalmente chegar a esses resultados. Esses editais têm um outro mérito, que é o fato de deixar todas as pessoas com as mesmas chances. Infelizmente, por falta dessa ordenação, as pessoas resolviam seus problemas, no passado, com uma canetada. Agora não tem mais isso. Com essa forma, a gente garante as oportunidades para todas as pessoas. Isso é fundamental, é o convívio mais democrático”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.