“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24: 15).

O ser humano tem essa tendência de se deixar influenciar. Não são todas as pessoas, mas podemos considerar que a maioria tem essa inclinação de copiar o que os outros fazem ao invés de cultivar a liberdade que vem da autonomia.

Tem gente que se dispõe a fazer qualquer coisa para obter a aceitação do grupo. Por exemplo, muitas pessoas se endividam para ostentar bens que não precisam, outras mutilam o próprio corpo, se perfurando, tatuando, enchendo de química porque os outros fizeram o mesmo e ainda tem aqueles indivíduos que se sujeitam a usar substâncias que suspendem o juízo, prejudicam o organismo e corroem seu caráter. São tantas modas medonhas: vestimentas, danças, gestos, expressões verbais, …

E é perceptível que essa tendência é mais forte entre os jovens. Alguns apenas passam por uma “fase”, mas outros, infelizmente, são tragados para o fundo do poço na vã tentativa de obter aceitação. Misericórdia!

Tais práticas não agradam a Deus que nos ensina a sermos sóbrios, autênticos e moderados em tudo. Os Cristãos dão ouvidos e importância às orientações de Deus, não do mundo.

A frase do líder israelita Josué comunica uma mensagem muito importante sobre este assunto. Ele está dizendo provocativamente àquela pessoa que está enredada pelas modas que danificam o sujeito: decidam se querem servir à moda, praticando o que as pessoas que caminham errantes praticam, pois dessa maneira não servirão a Deus!

Pois quem serve, faz o que mandam, não o que de fato quer. Então, se o sujeito é servo de Deus, não pode ser ao mesmo tempo escravo da moda.

Ele está nos provocando: decidam se querem servir aos deuses deste mundo!!!

Para em seguida ensinar através do exemplo, dizendo: pois eu e a minha casa, ou seja, minha esposa e meus filhos, não seremos escravos, mas serviremos a Deus!

Afinal, ser autêntico é seguir as próprias convicções, independente da opinião dos outros.

Faça como Josué e seja autêntico: siga a Deus, trazendo consigo a sua casa e, assim, você e seus mais queridos estarão imunes aos usos e costumes que danificam, corrompem e destroem.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.