Parceria da segurança com educação é fortalecida em 2022

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está estabelecendo uma nova relação entre segurança e educação. No ano de 2022, ações de fortalecimento da cultura de paz foram implementadas, numa parceria de sucesso, entre as secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e Educação (SE). O projeto piloto “Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz” foi reconhecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública como iniciativa a ser sedimentada. A aproximação também ocorreu com o incremento de palestras levadas ao público escolar e o impulso dado pelas rondas preventivas da Guarda Municipal em unidades de educação.

 

Para o próximo ano, a Sesuc planeja estender o “Nossa Escola” para mais duas instituições de ensino municipal. O projeto ficou em terceiro lugar em disputa entre 122 municípios de todo o Brasil e vai receber recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para estruturar e ampliar o trabalho.
A convicção de que a prevenção começa com educação vem pautando os projetos entre os setores. Além da Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão, no Parque das Águas, onde atividades socioculturais e de lazer estão dinamizando as relações de pertencimento e de valorização da escola, outras unidades foram visitadas para o desenvolvimento de conversas sobre bullying, ciberbullying, desacato e violência contra a mulher. Soma-se à essa estratégia de aproximação o Projeto Vem Pra Guarda, que abriu a academia da corporação para alunos da Escola Municipal Amélia Mascarenhas participarem de iniciação em defesa pessoal.
Interação com estabelecimento de relações de confiança, orientação para a rede de enfrentamento às violências, promoção de atividades de lazer, como passeios no Parque Municipal, estímulo à produção artística, com realização de exposição no Espaço Cidade, são algumas das propostas levadas a efeito durante o ano. Houve, inclusive, a organização de um sábado festivo na Escola Municipal Dilermando Cruz Filho, com o objetivo de favorecer a construção de ambientes de paz no território. O evento foi uma oportunidade de interação da escola com a comunidade, sendo o primeiro realizado após a pandemia.
No mês de agosto, após férias escolares, a Guarda Municipal implementou nova lógica de rondas, atendendo escolas na área de abrangência das localidades em que equipes já realizavam apoio às feiras livres. Desde o início da expansão, já são mais de 30 as unidades visitadas em sistema de revezamento.
“Foi muito boa essa parceria com a Guarda Municipal. Quando começou, os alunos ficaram meio ressabiados com a presença dos guardas uniformizados. Mas aos poucos eles foram se aproximando e passaram a ver os guardas como amigos”, afirma a diretora da E. M. Dilermando Cruz Filho, Erika do Valle Oliveira Sampaio, sobre a quebra do paradigma do medo às forças de segurança. “Hoje, eles se integraram, brincam, pedem autógrafo, dão bala. Nossa expectativa, para o próximo ano, é continuar esse trabalho, que trouxe mais tranquilidade para alunos e professores na escola”, completa.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.