Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), “Toda e qualquer tipo de violência é grave e precisa ser combatida. A informação precisa chegar à comunidade”. Esta foi uma das reflexões da titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), da Polícia Civil, Alessandra Azalim, na manhã desta sexta-feira, 2, no “Cultura de Paz Entrevista”. O podcast abordou o trabalho da Deam na prevenção e no enfrentamento às violências com as quais atua em Juiz de Fora.
A iniciativa integra a série de podcasts da campanha que apresenta os serviços da rede de “Cultura de Paz e Prevenção das Violências” do município. O Projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Na conversa com o professor Ricardo Bedendo e com a bolsista do Projeto, Ana Clara Ciscotto, a delegada destacou que a Delegacia Especializada é fruto de um movimento feminista, justamente pelo enfrentamento à violência contra a mulher, atuando também contra as violências sexual e doméstica. “Ela foi criada justamente com o propósito de ter esse atendimento diferenciado, especializado, mais humanizado. A Polícia e a segurança pública, no geral, precisam ter uma outra visão, não só de uma polícia repressiva, mas cidadã, que tem um papel especial, relevante dentro de uma sociedade”, ressaltou Alessandra.
A titular da Deam salientou, ainda, a importância do trabalho em conjunto com outros setores da sociedade. “O combate à violência contra a mulher precisa de uma rede de enfrentamento que esteja fortalecida. Não é um problema só da polícia, é de toda a sociedade. Essa rede envolve a Polícia, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, a Psicologia, OAB, entre outros setores. Precisamos de vários órgãos, de políticas públicas e diversos setores da sociedade para combater e prevenir esse tipo de violência. Precisamos entender que violência envolve saúde pública”, pontuou.
O podcast é uma iniciativa do eixo de Comunicação do Projeto “Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes” e foi gravado na Rádio Facom, da UFJF. As ações do Projeto estão alinhadas às orientações do Plano Municipal da Vigilância das Causas Externas. O trabalho reúne profissionais da Secretaria de Saúde, da Subsecretaria de Saúde da PJF, além de professores e alunos da UFJF nas áreas de educação continuada, mapeamento da rede e comunicação.
Para ouvir o podcast de hoje, clique aqui.