Secretaria de Desenvolvimento de MG apresenta benefícios e experiências de Arranjos Produtivos Locais para produtores de queijo e leite de JF e região

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), cerca de 18 produtores de queijo e leite de Juiz de Fora e região tiveram mais um encontro importante para o avanço da certificação do Arranjo Produtivo Local (APL) do Queijo Minas Caminho Novo. O último sábado, 26, foi marcado pela visita dos representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Sede-MG),  o assessor da Diretoria de Projetos de Desenvolvimento Local da Sede-MG, Marco Antônio Gaspar, e o superintendente de Desenvolvimento de Potencialidades Regionais, Rodrigo Sampaio Melo, que apresentaram a política do APL, benefícios, possibilidades e cases de sucesso.

De acordo com o assessor da Diretoria de Projetos de Desenvolvimento Local da Sede-MG, “o governo avalia diversos aspectos para reconhecer o APL, são eles: a governança, fatores socioeconômicos, inovações e o encadeamento produtivo. Além disso, a política tem diversas vantagens para a cadeia do queijo e leite, como o crescimento da economia local, possibilidade de qualificação da mão de obra, geração de emprego, e consequentemente, aproximação com o Governo do estado, estreitando caminhos de acesso às políticas públicas voltadas ao segmento. Para os produtores, oportunidade de acessar novos mercados e linhas de crédito com taxas de juros baixas e cooperação entre os produtores”.

Próximos passos
A Sede-MG realizará pesquisa dos dados que foram enviados por meio de um questionário preenchido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com o intuito de constatar as informações repassadas e dar continuidade ao processo de reconhecimento do APL. Já a equipe da PJF, segue com os encontros nas regiões inseridas no APL, com intuito de definir as representações de produtores de queijo e leite frente ao arranjo, que concluirá no início de dezembro, com a primeira reunião da governança já constituída.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.