Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Informação, formação e fruição formam o tripé do evento programado para o Dia da Consciência Negra, no próximo domingo, 20, no Museu Ferroviário de Juiz de Fora, localizado na Avenida Brasil 2001 – Centro. Organizada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), em parceria com a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), a programação inclui feira de arte e artesanato, bate-papo, palestra, oficina de turbante, samba com as Charmosas do Tamborim, contação de histórias com o grupo Nzinga e teatro com As Ruths. As atividades terão início às 8h e seguem até 19h, sendo gratuitas e livres para todos os públicos.
A iniciativa tem como objetivo debater os avanços e os desafios da pauta da igualdade racial em Juiz de Fora e no Brasil, considerando os recortes econômico, político, social, educacional e cultural. “Nossa militância soma incontáveis vitórias, mas precisamos seguir firmes, porque ainda temos muito o que avançar na luta por igualdade,” afirma Paulo Azarias, integrante do Compir.
O evento é parte da Agenda Novembro Negro, organizada pela Prefeitura de Juiz de Fora, com participação de várias secretarias municipais e de instituições parceiras.
Confira a programação de domingo:
* 8h às 18h – Feira do Etnodesenvolvimento + Lixarte Brechó com Arte (crochê, roupas, acessórios)
* 9h – Palestra “A importância dos contos de fadas”, com Flávia Nascimento
* 11h – Roda de conversa “Se o poder é bom, negras e negros querem poder!”, com participação de ex-candidatos pretas e pretos aos poderes Executivo e Legislativo
* 13h – Bate-papo com Matheus Leri – Juventude Negra e LGBTQIA+
* 14h – Oficina de turbante “Cultura e resistência para além de estéticas”, com Elizabete Martins e Marilda Simeão
* 15h – Show “Vamos todos cantar e dançar”, com as Charmosas do Tamborim
* 16h – Contação de histórias “Conto e reconto africano”, com o grupo Nzingas
* 17h – Palestra “Economia: Como cuidar do seu dinheiro”, com Vânia Nascimento
* 18h – Apresentação do Grupo de Artes Cênicas e Políticas As Ruths