Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF participa nesta quarta-feira, 16, e quinta-feira, 17, do evento “encerrANDUS” comemorando os cinco anos do Projeto de apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Andus) do Ministério do Desenvolvimento Regional e do Gesellschaft Für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Durante o evento serão lançados o Guia de Elaboração e Revisão de Planos Diretores e o Guia Municipal da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. O Projeto é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal.
Em Junho de 2021, Juiz de Fora foi um dos municípios selecionados para participar da segunda etapa do processo de mentoria e capacitação em instrumentos para o desenvolvimento urbano sustentável do Andus, cuja apresentação dos resultados acontece nos dias 16 e 17 de novembro de 2022. O tema escolhido pelo município para trabalhar na mentoria, foi: “Financiamento da Política Urbana”, sob direcionamento da mentora Camila Maleronka. Durante a mentoria, um relatório da foi desenvolvido e entregue à Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão.
A equipe designada para representar Juiz de Fora compõe a Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur). São eles: a secretária municipal da pasta, Livia Delgado, a gerente arquiteta e urbanista Bárbara Lopes, e as arquitetas e urbanistas Priscila Schott, Danielle Felix e Pamela Fontes, além do assessor arquiteto e Urbanista, Cleyton Silva Rosa, que também representará o município no dia 18, no Encontro de Redes e Institutos, no Rio de Janeiro (RJ).
Lívia Delgado acredita que a participação no projeto é uma oportunidade para que o município dialogue sobre as práticas de regulação do uso e ocupação do solo e se inclua no circuito de boas práticas em Urbanismo, além de ser uma boa oportunidade de fortalecer a cultura de planejamento nas cidades brasileiras, que tanto urge de mudanças. Delgado ainda ressalta que o evento da Rede de Institutos Planejamento, que acontece no dia 18, será uma grande oportunidade para troca de experiências com os outros municípios quanto à utilização de novas tecnologias na resolução de problemas inerentes à dinâmica das cidades, uma vez que a Sepur está desenvolvendo um trabalho para o fortalecimento do Sistema Municipal de Informação para o Desenvolvimento Territorial (Sisurb), criado pelo Plano Diretor do Município.