Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o dia 17 de Novembro é dedicado à prevenção do Câncer de Próstata e no dia 19 é celebrado o Dia Internacional do Homem. Devido a essas datas e à necessidade de reforçar os cuidados preventivos das doenças prevalentes na população masculina, foi criado o Novembro Azul. Durante este mês, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) preparou uma programação especial.
Apesar da saúde do homem ser abordada durante todos os dias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme a política de Atenção Integral à Saúde do Homem, no mês de novembro serão realizadas ações de promoção à saúde integral, e não somente a prevenção do Câncer de Próstata, tais como: doenças prevalentes na população masculina, risco de acidentes, riscos de violência, grupos de tabagismo, etilismo, hábitos saudáveis, hipertensão, diabetes, alimentação saudável e atualização do cartão de vacina.
As 63 UBSs espalhadas pelo município iniciaram o mês com decoração voltada para o Novembro Azul, com salas de espera, aferição dos dados antropométricos para identificar os riscos nutricionais, ou seja, focando nas atividades educativas.
Em 20 das 63 unidades, equipes de urologistas realizarão o exame de toque retal e solicitação do PSA (antígeno prostático específico), em uma parceria da Secretaria de Saúde (SS) com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através do Hospital Universitário (HU-UFJF), e com a Faculdade Suprema, por meio do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ). Essas Unidades Básicas de Saúde realizam as atividades normalmente, em horário estendido, a partir das 17h ou aos sábados. Confira a listagem abaixo.
Nas demais UBS, que não receberão a equipe de urologistas, serão realizadas também todas essas ações pela equipe de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde).
Câncer de Próstata
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
Programação do atendimento dos urologistas:
Exames Preventivos de Câncer de Próstata (toque retal) nas Unidades Básicas de Saúde – Colaborador: HU/UFJF
Horário: 18h às 20h – Chegar até às 17h30
7/11 – Humaitá
8/11 – Linhares
9/11 – Santos Dumont
10/11 – Monte Castelo
16/11 – Jóquei Clube I
17/11 – Filgueiras
21/11 – Paula Lima
22/11 – Benfica
23/11 – Ipiranga
29/11 – Dom Bosco
Exames Preventivos de Câncer de Próstata (toque retal) nas Unidades Básicas de Saúde – Colaborador: Suprema
Horário: 19h às 21h – Chegar até às 18h30
21/11 – Vila Ideal
22/11 – Santa Cecília
23/11 – Jardim Esperança
24/11 – Retiro
25/11 – Parque Guarani
28/11 – Santo Antônio
29/11 – Milho Branco
30/11 – Cidade do Sol
01/12 – Nossa Sra Aparecida