Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza vistorias em loteamentos que estão em processo para a Regularização Fundiária Urbana de Interesse Específico (Reurb-E). A ação visa verificar as condições de risco das áreas para garantir a segurança da população.
Este ano, foram realizadas vistorias em 35 loteamentos, sendo a maioria na Zona Norte (13). As visitas são realizadas em granjeamentos, condomínios e loteamentos para conferir e localizar eventuais condições de instabilidade. No processo de vistoria, é verificada a possibilidade de escorregamento de solo, de risco de inundação e de queda de blocos rochosos, além de ser analisado se existem trincas, degraus de abatimento, árvores ou postes inclinados, surgência de água do solo, entre outros.
Os dados e imagens obtidos durante as vistorias são usados para realização do mapeamento das áreas de risco. É emitido relatório com a análise técnica que aponta os riscos geológicos e hidrológicos dos loteamentos. Assim, são determinadas as áreas em que a ocupação não é segura e demanda intervenção para redução de risco. O documento é enviado à Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), responsável pelo processo de regularização fundiária.
O mapeamento de risco é feito com base na metodologia Gides, tecnologia desenvolvida de maneira conjunta entre o Serviço Geológico do Brasil e a Agência de Cooperação do Japão (Jica).