Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), “Um país que não zela pelo seu serviço público é um país derrotado, é um país sem perspectiva, é um país sem estratégia. Neste dia é dia de luta em defesa do serviço público, mas é dia de muita satisfação, de muita alegria e de muito agradecimento a todos os trabalhadores públicos que, aqui em Juiz de Fora, contribuem para que nossa cidade esteja já escrevendo uma nova história”. O agradecimento da prefeita Margarida Salomão aos servidores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) pelo Dia do Servidor, comemorado nesta sexta-feira, 28, conclui uma série de ações realizadas pela PJF durante o mês, pensadas especialmente no servidor.
Foram mais de 40 horas de atividades acumuladas envolvendo diretamente os servidores da PJF. As ações começaram ainda no final de setembro com o campeonato interno de futebol. Reunindo 16 equipes, formadas pelas diversas secretarias da PJF e a Câmara Municipal, o torneio contou com 26 partidas, realizadas nos campos do Progresso, Nova União e no palco principal do futebol juiz-forano, o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, local da final. A Câmara Municipal ficou com o título do campeonato, seguida pelos vice-campeões do Demlurb e a Empav em terceiro lugar.
O futsal também foi destaque em outubro com o campeonato interno da modalidade. Foram dez partidas no ginásio da Secretaria de Esporte e Lazer e no Clube Bom Pastor, local que viu as servidoras do combinado Sel/Sesmaur/SG vencerem a Seapa/Secom/STDA na final e serem as campeãs do torneio.
O Parque Municipal foi o local escolhido para a largada e chegada da 3ª Corrida Família do Servidor no sábado, 22. Contando com cerca de cem corredores, a corrida foi disputada em quatro categorias e os troféus dos primeiros colocados foram entregues pela prefeita Margarida Salomão, acompanhada pelos secretários da SRH e SEL, Rogério de Freitas e Marcelo Matta. Todos os participantes receberam medalha de participação. A manhã de sábado também contou com a recreação do JF Lazer, transformando o dia em um momento de integração entre servidores e familiares.
“Muitos servidores são adeptos da corrida e da prática do esporte e, aqui, estamos juntando essa tradição da corrida do servidor com o Parque Municipal, que oferece um espaço para a atividade de lazer. Oferecemos um dia de atividades para a família do servidor, fazendo parte dessa valorização do servidor, que é a parte mais importante de qualquer prefeitura”, avaliou o secretário de Recursos Humanos, Rogério de Freitas.
Arte e cultura
Mais de cem servidores e servidoras da PJF também subiram ao palco do Teatro Paschoal Carlos Magno para o 4º Dançando o Bem, com o espetáculo “De repente… 18”. O evento, promovido pelo Programa de Atividade Física e Qualidade de Vida (PAFQV) da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da PJF, foi aberto ao público, que pôde trocar os convites por alimentos não-perecíveis, que serão doados para a “Sopa dos Pobres”.
Em “De repente… 18”, o PAFQV reuniu 18 coreografias que marcaram os 18 anos até aqui do programa. A mostra de atividades realizadas ao longo do ano pelo programa levou ao palco do Teatro Paschoal Carlos Magno um espetáculo eclético e cheio de emoções. Foram apresentações de soltinho, batchata, jazz, zumba, bolero, ginástica geral, salsa, yoga, forró, samba, treinamento funcional, valsa, tango e a novidade danças brasileiras, que contagiou a plateia que lotou o teatro, com o clássico “Ai, menina”, de Lia Sophia.
As ações também contaram com mais uma edição do projeto “Compartilhando Saúde”, coordenado pelo Plano de Assistência à Saúde (Saúde Servidor). O tema abordado foi o “câncer de mama”, em referência especial à campanha “Outubro Rosa”. A série de programações especiais será completa nesta sexta com a feirinha do servidor, com barraquinhas, show de talentos dos servidores e atrações culturais no pátio da PJF