Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), cerca de 30 idosos participaram nesta quinta-feira, 27, de uma visita guiada aos bondes da antiga linha Mariano Procópio e do Jardim de Infância, tombados como patrimônio cultural de Juiz de Fora e mantidos no Parque da Lajinha. A ação foi desenvolvida pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), por meio do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural (Dmpac), em parceria com a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur).
Os participantes, que são ligados ao Centro de Convivência do Idoso, puderam conhecer mais sobre a história deste meio de transporte que revolucionou a circulação urbana. Eles também contaram várias histórias pessoais relacionadas aos bondes, que, em Juiz de Fora, foram desativados em 1969. A atividade aconteceu como parte da agenda de comemoração do Mês do Idoso.
A supervisora de Pesquisa Educação Patrimonial do Dmpac, Carine Muguet, supervisionou a ação desenvolvida pela estudante de Ciências Sociais Patrícia Vidal Wanderley. “A Funalfa vem desenvolvendo diversas atividades de valorização da memória dos bondes, como a que ocorreu na agenda ‘Outubro é das Crianças’”, destaca Carine.
Ela acrescenta que a iniciativa é parte do projeto da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) de levar cultura a todos os públicos. “Tivemos o prazer de receber os idosos para um café com muitas lembranças. Ficamos emocionadas com o envolvimento, o carisma e o alto-astral deles. Muitos não são nascidos em Juiz de Fora e desconheciam a história dos bondes. Queremos que toda a população possa conhecer esse patrimônio e preservá-lo”.